Cidadeverde.com

Zoonoses faz vistoria na Alepi contra dengue; dois sorotipos circulam em Teresina

Imprimir
  • 1.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 2.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 3.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 4.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 5.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com
  • 6.jpeg Renato Andrade/ cidadeverde.com

Por Paula Sampaio

Equipes do Centro de Zoonoses de Teresina realizaram uma vistoria, na manhã desta segunda-feira (11), no prédio da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para combater possíveis focos de Mosquito da Dengue na sede do parlamento estadual. Um dos pontos vistoriados, por exemplo, foi o espelho D’água do anexo. 

Veja mais:

O coordenador da Gerência de Zoonoses, Elcio Leite, também informou que será implantado na Alepi um calendário ecoepidemiológico, ação que já tem sido implementada em residências de Teresina. A iniciativa de trabalhar com esse mecanismo é pioneira no Brasil. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

O objetivo é fazer a capital piauiense sair da área endêmica para epidêmica. 

“Esse calendário, cada cidadão, a senhora, dona de casa, vai tirar dez minutos do seu tempo na semana, uma vez na semana, para preencher o calendário. O nosso agente de endemia quando chegar vai ver que a senhora preencheu, vai ver que a senhora está atenta, porque do lado do calendário tem os possíveis criadores. Quando a senhora verifica, vai eliminar os criadouros e vão dar sequência no monitoramento a cada semana e no dia”, explicou. 

Dois sorotipos circulam em Teresina, diz Zoonoses.

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Atualmente, Teresina está em uma faixa estável na contaminação pela dengue. Essa situação se dá pelo fato de que apenas dois tipos da doença está circulando na capital: o tipo um e dois. As informações são da Oriana Bezerra, médica veterinária do Zoonoses. 

“Em vários estados da região Sudeste, Sul e Centro estão circulando os quatro sorotipos. Em Teresina, só foi detectado o tipo um e dois. Mas, a partir do momento onde temos a oferta de criadores de mosquitos há a possibilidade de surgirem esses outros, por isso estamos nesse trabalho de alertar os servidores”, explicou. 

Franzé Silva também reforçou a importância da prevenção ao mosquito da dengue. 

“Tivemos essa preocupação de procurar a Zoonoses para também fazer essa varredura, mas não só na Alepi e também todo um diálogo com os colaboradores para que eles repliquem nas suas residências”, declarou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais