Cidadeverde.com

Barbeiro é preso por matar tio, diz que usou arma artesanal, mas alega legítima defesa

Imprimir

Foto:  Arquivo Cidadeverde.com

Por Adriana Magalhães

O barbeiro Emerson Henrique Rosa foi preso nesta segunda-feira (11) suspeito de matar o tio, identificado como Francisco Washington Rosa, de 46 anos, com dois tiros. O assassinato teria sido motivado por uma discussão familiar e em depoimento, o barbeiro alegou legitima defesa. O crime aconteceu no último dia 13 de fevereiro, por volta das 19h30, na Avenida Boa Esperança, na zona Norte de Teresina.

Leia também:

Os dois teriam discutido por causa da utilização do imóvel da família. Durante a briga, o sobrinho teria atirado contra o tio, que foi ferido na cabeça e no tórax.

"Ele foi ferido com dois tiros, um na cabeça e outro no coração. Eu vi o laudo da perícia e qualquer um dos dois disparos teria sido suficiente para matar a vítima", disse o delegado Genival Vilela, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga o caso.

Para o delegado, a reação do barbeiro foi desproporcional à agressão supostamente sofrida durante a discussão.

"Ele contou em depoimento, que foi ele que procurou o tio no dia da discussão. Ele contou, também, que o tio teria atacado ele com uma faca. No dia do seu primeiro depoimento ele tinha um ferimento no braço", afirmou Vilela. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A desavença entre os dois já era antiga. Emerson contou à polícia que desde que era "moleque" que ele e o tio não se entendiam. 

A diferença entre os dois se deu devido a utilização de um imóvel da família. Após o falecimento da mãe de Francisco Washington, proprietária do imóvel, o tio teria pedido para retirar a barbearia do imóvel. Mas, o sobrinho teria alegado que fez benfeitorias no local e que não sairia. 

Emerson teria comprado uma arma de fabricação caseira, com capacidade para dar dois tiros. 

"Ele alegou que já houve agressões anteriores, mas não há registro de boletim de ocorrência. Ele comprou uma arma de fabricação caseira e foi falar com o tio armado. Isso tudo compromete a alegação dele, de que teria agido em legítima defesa", avalia o delegado. 

Emerson disse à polícia, que jogou a arma no rio Poti, enquanto passava pela Ponte Leonel Brizola, no bairro Mocambinho, na zona Norte de Teresina.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais