Cidadeverde.com

Chuva impede acesso à escola e alunos assistem aula em bar na zona rural de Teresina

Imprimir

Foto: Reprodução

Por Breno Moreno

Alunos da Escola Municipal Serafim, localizada no Povoado Cebola, na zona rural de Teresina, precisaram assistir aulas improvisadas em um bar da região. Isso porque a estrada que dá acesso à unidade fica intrafegável em dias de chuva, dificultando o acesso do ônibus escolar que faz o transporte das 60 crianças com idades entre 6 e 10 anos matriculadas no colégio de ensino infantil. A Secretaria Municipal de Educação disse que o problema é de responsabilidade da SAAD Rural, que emitiu nota afirmando que uma obra foi feita na estrada de forma irregular (leia nota na íntegra no fim da reportagem).

A professora Maria de Fátima, diretora da escola, disse ao Cidadeverde.com que a medida foi uma alternativa paliativa encontrada para evitar que os alunos não ficassem sem aulas. Segundo ela, a quantidade de lama na estrada não só impede o trânsito de veículos e como também representa um risco para as crianças, que dependem do transporte escolar para chegar na unidade. 

“Não está incomodando só a escola, a comunidade também fica isolada, com carro atolando. É um risco. Estamos mantendo as aulas, fazendo de tudo para não prejudicar as crianças. Os donos do bar nos cederam o espaço para termos as aulas, mas não é um local adequado. Queremos ir para nossa escola, queremos o acesso e isso é uma responsabilidade do poder publico”, disse a gestora. 

 

 

De acordo com a diretora, a situação foi comunicada no mês passado para a Secretaria Municipal de Educação (Semec), Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) da região e a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), mas nada foi feito até o momento.

 

NOTA SAAD RURAL
A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Rural (SAAD Rural), esclarece que a obra realizada na estrada em questão foi executada por uma empresa que não foi identificada, sem a supervisão de engenheiros municipais. A SAAD Rural está empenhada em identificar os responsáveis pela intervenção não autorizada, buscando tomar as devidas providências legais e cabíveis, incluindo notificação e penalização, se necessário.

A Prefeitura destaca que engenheiros estão fazendo um levantamento técnico para uma obra emergencial para o tráfego dos alunos até a escola. Informa ainda, que aguarda condições climáticas ideais para recuperar 4 km na localidade. A administração municipal reforça seu compromisso com a segurança e a qualidade das obras públicas, reiterando a importância do cumprimento das normativas para garantir o bem-estar da população.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais