Cidadeverde.com

Vídeo: mãe faz ligação de emergência e PM de Timon ajuda no desengasgo de recém-nascido

Imprimir

 

 

Por Breno Moreno

Duas policiais do 11° Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), em Timon, auxiliaram por telefone uma mãe a realizar o procedimento de desengasgo de um bebê de apenas 12 dias de vida, no último domingo (10). Após todas as instruções, enviadas tanto por áudio como por imagens ilustrativas da manobra de Heimlich, o recém-nascido voltou a respirar. 

O atendimento remoto foi filmado por uma das policiais, que estavam de plantão na Central de Operações Policiais Militares (Copom) no momento da ocorrência. Nas imagens, as militares orientam e pedem que a mãe mantenha a calma, coloque o bebê de barriga para baixo em seus braços e dê alguns tapinhas em suas costas. 

Ao Cidadeverde.com, a soldado Rivanne Rocha explicou que ela e a soldado Thamyres Sousa optaram por auxiliar a mãe por telefone para agilizar o salvamento do bebê.

“Por ser um local distante, a gente percebeu que não daria tempo mandar uma viatura ou acionar o Corpo de Bombeiros para chegar em tempo hábil, porque nessa situação qualquer tempo contava", relatou.

Mesmo após a realização da manobra com sucesso, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi até o local da ocorrência e constatou que o bebê estava fora de perigo. Apesar disso, ele foi encaminhado por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para receber atendimento hospitalar preventivo. 

“Graças a Deus conseguimos encaminhar as imagens de como a mãe deveria fazer a manobra e, ao mesmo tempo, orientá-la por telefone. O bebê deu os primeiros sinais de que estava desengasgada. Não é uma ocorrência comum, mas já tivemos outras. Ficamos com uma sensação de alívio e de agradecimento no final, porque era uma vida em jogo”, concluiu a policial. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais