Cidadeverde.com

Alepi reúne entidades para divulgar plataforma "Mulher aqui é lei"

Imprimir

Foto: Alepi

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) reuniu, nesta segunda-feira (18), representantes de conselhos e entidades populares para divulgar a plataforma "Mulher aqui é lei" (https://mulheraquielei.com.br/), lançada no dia 08 de março, para que mulheres possam enviar propostas de projetos de lei. A reunião foi presidida pela deputada Simone Pereira (MDB) e contou com a participação da deputada Elisângela Moura (PCdoB).

"A palataforma é um instrumento extremamente democrático, mas só terá efeito se as pessoas tiverem conhecimento. A gente, de fato, precisa de vocês [entidades e conselhos] pra que essa ferramenta alcance o seu objetivo", explicou Simone Pereira.

Elisângela Moura destacou que a iniciativa on-line foi pensada para chegar na base, em todos os municípios. A agência responsável pela formatação do site enfatizou que as propostas podem ser enviadas em formato de texto, áudio ou vídeo, da forma como a mulher se sentir mais à vontade para enviar sua manifestação. 

Ao questionar a tramitação dessas propostas, a representante da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Thátila Porto, foi informada que todas as sugestões serão avaliadas por uma comissão e, aquelas que forem viáveis, serão submetidas à apreciação legislativa, para posterior encaminhamento ao Executivo. 

A defensora popular Tânia Mendes sugeriu o monitoramento das propostas, de forma que a população saiba em qual comissão elas estão, à medida que forem sendo analisadas. A deputada Simone fez o compromisso de levar a ideia à Mesa Diretora da Assembleia, pontuando a necessidade de que as autoras sejam referenciadas caso as propostas sejam transformadas em lei efetivamente.

A representante do Coegemas - Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, Socorro Cardoso, parabenizou a Casa pela iniciativa, em especial por dar oportunidade para que as mulheres possam opinar, captando propostas relativas às mais diversas realidades sociais.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: mulherlei