Cidadeverde.com

Picacismo: entenda o distúrbio alimentar que faz menina de 3 anos comer sofá e parede

Imprimir

 

 

Uma mãe, natural do País de Gales, pediu ajuda nos jornais locais para tratar uma condição rara que faz a filha comer sofás, paredes e até vidro. O distúrbio de Wynter, de 3 anos, é conhecido como alotriofagia, picacismo ou síndrome de pica.

A menina foi diagnosticada com autismo e sofre de um distúrbio alimentar que desperta o desejo por objetos não comestíveis. A mãe, Stacey A'Hearne, de 25 anos, já pegou a criança comendo gesso das paredes, espuma do sofá e roendo a lateral de uma cadeira de madeira.

"Ela está literalmente comendo a casa inteira", afirmou a mãe.

Stacey contou a um jornal britânico que já viu sua filha quebrar porta-retratos para tentar comer os cacos de vidro. "Ela é muito exigente com a comida normal, mas ela senta e come uma esponja. Ela quebrou cerca de oito porta-retratos e tentou comer o vidro", disse.

A mãe lembra que começou a perceber que Wynter colocava coisas em sua boca pela primeira vez quando era bebê, mas não achou que fosse algo sério. A criança, que também foi diagnosticada com autismo, se tornou não-verbal aos 13 meses e foi a partir daí que seus hábitos alimentares incomuns começaram a aumentar.

"Pica pode ser mais comum em crianças com autismo – o que Wynter também tem. Acho que é uma coisa sensorial, e ela anseia pelas diferentes texturas. Ela tem autismo muito grave, o que significa que não fala muito e tem alguns problemas comportamentais", disse Stacey.

Ela procurou assistência médica e a menina foi diagnosticada com o transtorno alimentar. "Os médicos disseram que não há muito que possamos fazer. Não é bom para ela, mas não é extremamente perigoso, desde que não seja de vidro", contou.

O que é a síndrome de pica?

Alotriofagia, picacismo ou pica são nomes do mesmo transtorno alimentar, definido pelo desejo e hábito de mastigar objetos que não sejam alimentos nem tenham valor nutricional.

O distúrbio é mais frequente em crianças pequenas e, ocasionalmente, em mulheres grávidas. Ele também pode estar presente em pessoas com deficiência intelectual, autismo ou esquizofrenia.

As causas para o transtorno são variadas. Geralmente, ele acontece com pacientes que apresentam algum tipo de deficiência nutricional e a vontade de comer essas coisas incomuns seria uma forma de compensar e de ajudar o organismo a repor esses nutrientes. É o caso, por exemplo, de quem sente vontade de comer terra e pode estar com deficiência de ferro ou de zinco.

 

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais