Cidadeverde.com

Barragem do Estreito transborda após quatro anos e prefeitura faz monitoramento

Imprimir

Foto: Mateus Ribeiro/portal InfoNewss

Por Yala Sena

Com capacidade de 23,8 milhões de metros cúbicos de água, a barragem do Estreito, localizada na cidade de Francisco Macedo, transbordou na tarde desta quinta-feira (21). 

A barragem, que abastece municípios da região, chegou à capacidade máxima após quatro anos.  As intensas chuvas causaram o aumento do volume das águas do rio Curimatá, de açudes e riachos, contribuindo para o transbordamento da represa. 

A barragem foi construída há 17 anos, tem 7 km de extensão e é uma das principais fonte de abastecimento e laser da região.  

Com o período chuvoso a Semarh (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) e o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) estão monitorando as barragens para evitar transtornos à população.

A barragem do Estreito é ponto turístico onde existem bares e parque aquático que atrai turistas da região e a população local. Com isso, a prefeitura e o governo do estado adotam medidas preventivas de segurança para os moradores da região. 

 

 

 

O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Francisco Macedo, Fernando Carvalho, informou que o transbordamento da represa ainda não causou nenhum transtorno para a região.

“Não foi preciso isolar nenhuma área, estamos fazendo o monitoramento, por enquanto está tranquilo. Agora se aumentar mais o volume das águas pode comprometer o acesso ao povoado Estreito. Teremos um próximo final de semana com muitos visitantes, a vista de nosso manancial é lindo e a felicidade é grande em podermos mais uma vez vê nosso manancial cheio”, disse o secretário.

Fernando Carvalho disse que a barragem Estreito abastece as cidades de Padre Marcos e Belém. Francisco Macedo é  abastecida por poços tubulares. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais