Cidadeverde.com

Dois detentos são encontrados mortos em celas da Casa de Custódia de Teresina

Imprimir

Atualizada às 10h

Por Roberto Araujo

Dois detentos foram encontrados mortos na manhã deste sábado (23) na Casa de Custódia Prof. José de Ribamar, penitenciária que fica localizada no bairro Santo Antônio, zona Sul de Teresina. 

De acordo com as primeiras informações, os dois internos foram encontrados mortos dentro das celas - eles estavam em celas separadas - no pavilhão G da unidade. A Secretaria da Justiça (Sejus) identificou os internos apenas pelas iniciais A. K. da S. O e I. da S. S. Segundo a nota da Sejus, o pavilhão onde ocorreu o crime foi isolado para os trabalhos do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.

Ao Cidadeverde.com, o delegado Francisco Costa "Barêtta", coordenador do DHPP, confirmou que equipes estão no local, e poderão apontar se as mortes foram homicídios.

Atualmente, segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, a penitenciária tem 1.071 presos, quase 300% da capacidade da penitenciária, que é de 336 internos. As celas onde os mortos foram encontrados, no pavilhão G, tinham capacidade para quatro internos cada, mas tinham 11 e 6 detentos, respectivamente. Ainda conforme o presidente, a penitenciária atualmente não consegue fazer a divisão em pavilhões por tipo de crime.

"Nessa situação de superlotação é praticamente impossível separar por tipo de crime, por reincidente ou não, a superlotação inviabiliza isso, fica complicado separar", disse ao Cidadeverde.com.

Ainda conforme o presidente, os corpos foram encontrados amarrados em lençóis nas grades das celas, no entanto, considera que é provável que eles tenham sido mortos pelos outros detentos e tenham feito a simulação para que parecesse suicídio. No entanto, a Polícia Civil deverá esclarecer o que de fato aconteceu.

"Aparece como se fosse enforcamento, mas a gente sabe, isso acontece de praxe, estrangula, e coloca ele pendurado pelo lençol na grade para tenta supor que ele cometeu suicídio. Mas normalmente, esses casos a gente jé sabe que é feito dessa forma, como simulação de suicídio, mas a investigação aprofunda e vê que foram homicídios", citou.

Nota da Secretaria da Justiça


A Secretaria da Justiça informa que dois internos da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite foram encontrados pelo plantão mortos na cela no início da manhã deste sábado (23), identificados pelas iniciais A. K. da S. O. e I. da S. S. 

O pavilhão e a cela onde aconteceu o fato encontram-se isolados para os trabalhos de perícia e o caso será investigado pelo DHPP- Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.

A Sejus informa que o Serviço Social está dando todo o apoio às famílias.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: