Cidadeverde.com

Como acompanhar o eclipse desta segunda-feira (25)

Imprimir

Foto: arquivo Cidadeverde.com

Os brasileiros poderão assistir, na madrugada desta segunda-feira (25), a um eclipse lunar penumbral. O fenômeno será visível em todo o país, com algumas regiões, como São Paulo, com uma pequena fatia de Lua escapando da penumbra terrestre.

Para acompanhá-lo, basta olhar para o céu (e torcer para ele estar limpo). A outra condição para a visualização é conseguir ficar acordado noite adentro ou acordar no meio da madrugada para ver o ponto máximo do fenômeno.

O eclipse terá início na madrugada de segunda, à 1h53, no horário de Brasília. O ponto máximo deve ocorrer às 4h12.

Dividindo o Brasil quase ao meio, a parte oeste do país poderá assistir ao fenômeno total. A outra metade com locais como Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e todo o Nordeste, porém, não perderão muito, considerando que só uma lasca de Lua escapará da penumbra da Terra.

O eclipse lunar penumbral é menos vistoso em relação a outros eclipses. Ele ocorre quando a Lua está em sua fase cheia, e o Sol, a Terra e o satélite natural do nosso planeta estão quase alinhados. Com isso, a Lua fica em uma faixa de sombra clara, que ainda recebe luminosidade do Sol e, basicamente, não se percebe diferença no brilho da Lua a olho nu.

Ainda neste ano, os brasileiros poderão ver um eclipse lunar parcial entre 17 e 18 de setembro. Para 2025 (dia 14 de março), está reservado um eclipse lunar total, quando a Lua fica avermelhada.

Observar um eclipse lunar total ou parcial não requer equipamento especial. Eles podem ser vistos com segurança a olho nu.

Diferentemente do eclipse solar, que pode ser total, parcial ou anular (quando aparece o anel de fogo), o eclipse lunar tem sete estágios:

- Início do eclipse penumbral: a parte penumbral da sombra da Terra começa a se mover sobre a Lua. Essa fase não é facilmente vista a olho nu;
- Início do eclipse parcial: a umbra da Terra começa a cobrir a Lua, tornando o eclipse mais visível;
- Início do eclipse total: a umbra da Terra cobre completamente a Lua, que fica vermelha, marrom ou amarela;
- Eclipse máximo: é o meio do eclipse total;
- Fim do eclipse total: nesta fase, a umbra da Terra começa a se afastar da superfície da Lua;
- Fim do eclipse parcial: a umbra da Terra deixa completamente a superfície da Lua;
- Fim do eclipse penumbral: o eclipse termina, e a sombra da Terra se afasta completamente da Lua.

Fonte: Folhapress

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais