Cidadeverde.com

Franzé propõe mudar termo 'pessoa portadora de deficiência' na Constituição do Piauí

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Por Breno Moreno

O deputado Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), apresentou nesta terça-feira (26) uma proposta para alterar o termo "pessoa portadora de deficiência" para "pessoa com deficiência" na constituição estadual.

Na proposta, o parlamentar argumenta que apesar do termo "portador de deficiência" ter sido bastante difundido entre os anos de 1986 e 1996, porém, passou a ser considerado equivocado pela  Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

“O termo passou a ser rechaçado com o argumento de que as pessoas não portam deficiência; que a deficiência não é um objeto que poder ser retirado e colocado, 'que às vezes portamos e às vezes não portamos'", destaca o texto da proposição. 

A sugestão de atualização do termo na constituição ocorre dois dias após Franzé Silva denunciar e registrar um boletim de ocorrência contra um homem, que teria descriminado seu filho, uma criança autista de seis anos, em um restaurante de Teresina. 

Segundo o deputado, a situação teria acontecido após o menino não respeitar a fila de um brinquedo. Nesse momento, uma criança que estava no local correu chorando ao pai, que teria dito: “lugar de autista não era ali, que ficasse em casa, que não era pra estar com outras crianças

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais