Cidadeverde.com

Roda de conversa sobre a diversidade do autismo será realizada em Picos

Imprimir

Foto: Freepik

Por Nikaelly Silva

Revisão: Cidadeverde.com/picos

Nesta quarta-feira (03), em Picos, será promovida uma roda de conversa abordando a diversidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A atividade em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo (02 de março) acontecerá a partir de 19h, na praça de alimentação do Piauí Shopping.

A roda tem como tema: “A diversidade do TEA: da atuação profissional à vivência do dia a dia”, e tem por objetivo promover o debate aberto sobre a desmistificação do autismo, e as dificuldades enfrentadas pela família e pelos profissionais competentes. 

A psicóloga Joana Dark, especialista em autismo com ênfase na intervenção comportamental (ABA), afirma sobre a necessidade dessa discussão.

“As mídias romantizam muito o autismo hoje em dia, não procuram conhecer as diversidades, saber que cada autista tem suas particularidades. Esquecem de ver que cada um possui uma forma diferente de se comunicar com o mundo, e nós enquanto sociedade precisamos tornar o ambiente possível dessa interação”, afirmou a psicológa.

Joana Dark ainda acrescenta sobre as dificuldades dentro do meio profissional, onde é preciso estudar e conhecer a singularidade de cada paciente.

“Apesar dos protocolos estabelecidos que norteiam os profissionais é preciso buscar conhecer e estudar essas singularidades e adequar à necessidade de cada caso. Fala-se muito teoricamente sobre o tema, mas na prática temos poucos profissionais que se dedicam a isso”, enfatiza.

A roda de conversa contará com a participação de profissionais multidisplicinares que atuam no TEA. A ação é uma promoção do Piauí Shopping em parceria com o Insituto Stimulus.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais