Cidadeverde.com

Com média de 400 pacientes, espera por atendimento em UPA ultrapassa 6 horas

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Por Graciane Araújo

Com média de 400 pacientes, por dia, para três médicos, a espera por atendimento na Unidade de Prontoatendimento do bairro Satélite, na zona Leste de Teresina, tem ultrapassado 6 horas. O Cidadeverde.com apurou que a demanda dobrou, nas últimas semanas, devido ao aumento de casos de arboviroses (dengue, chikungunya e zika) e viroses.

"Cheguei 10h e já passam de 16h. Atendimento péssimo. Se fosse pra morrer, já tinha morrido! É um descaso! A gente paga tanto imposto para passsar por isso. Não tem condição", desabafa o paciente Flávio Pereira. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Na UPA, além da superlotação, a população reclama também do calor. Os dois aparelhos de ar-condicionado estão apenas ventilando.

"É todo mundo no calor, todo mundo se abanando! A pessoa já está doente e piora. É um descaso com a população", disse Deusa Maria, que estava como acompanhante da irmã. 

FMS emite nota

Sobre o caso do ar condicionado na UPA do Satélite. Duas empresas são responsáveis pelo serviço de manutenção. Parte dos aparelhos já passaram por revisão e o restante está na programação de serviço da empresa.Todos os pacientes que dão entrada na UPA são atendidos seguindo a classificação de risco onde  primeiro são atendidos os pacientes mais graves. A superlotação é em função do grande número de pessoas que não são de Teresina.

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais