Cidadeverde.com

Servidores com filhos deficientes terão carga horária reduzida pela metade no Piauí

Imprimir

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta quarta-feira (3), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) assegurando a redução da carga horária de servidores públicos estaduais, municipais e militares estaduais pela metade. O texto passa a valer a partir da data de sua promulgação. 

Autor da PEC, o deputado Franzé Silva (PT), presidente da casa legislativa, destaca que o texto promove respeito, justiça e sensibilidade. “Pais e mães de crianças com deficiência sabem como é difícil conciliar suas atividades profissionais com os deveres de cuidar dos filhos e da família”, afirmou. 

A aprovação da PEC foi comemorada pela categoria. “Sou militar, pai de uma criança autista e, com a redução da carga horária, eu vou poder acompanhar meu filho no tratamento, nas terapias, dar mais atenção a ele. Com a redução da carga horária, vamos poder dar uma atenção a mais”, disse O policial militar Rafael Vitor Macedo Almeida.

A Proposta também altera na Constituição a terminologia “pessoa portadora de deficiência” para “pessoa com deficiência” – uma vez que aquele termo passou a ser rechaçado com o argumento de que as pessoas não portam deficiência, pois, de acordo com o projeto, “a deficiência não é um objeto que pode ser retirado e colocado”. O termo novo, pessoa com deficiência, foi adotado em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais