Cidadeverde.com

Técnico da Seleção Brasileira Dorival Júnior realiza palestra para árbitros

Imprimir

O técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, participou nesta quinta-feira (4) da pré-temporada dos principais árbitros do futebol brasileiro. 

Créditos: Joilson Marconne - CBF

Ele palestrou para os 54 árbitros e assistentes que estão concentrados em um hotel no Rio de Janeiro. Foi a primeira vez que um treinador da Seleção Masculina Principal participa do evento. A pré-temporada será encerrada nesta sexta-feira (5).

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, destacou a importância do diálogo entre técnicos e árbitros.

“Esse encontro tem uma importância muito grande que é ouvir o outro lado. É extremamente engrandecedor ainda mais vindo de um treinador que é uma referência no futebol brasileiro e é o técnico da nossa Seleção. 

Escutar dele suas ideias e sugestões para um caminho rumo a melhora da arbitragem é fundamental. É importante porque o árbitro também tem a voz para poder dizer aos técnicos o que eles podem fazer para todos juntos melhorarmos a qualidade do futebol brasileiro”, disse o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson  Seneme.

Dorival abordou temas como a pressão no futebol, as diferenças entre o jogo nacional e europeu e a mudança de postura de atletas e treinadores visando a melhoria na qualidade e no espetáculo do futebol.

“O objetivo principal é com a qualidade do nosso futebol. É uma participação no sentido de tentar entender as dificuldades, os problemas enfrentados pela arbitragem, que eles nos mostrem algumas sugestões que possamos melhorar a qualidade do jogo", disse o técnico da Seleção Brasileira, que também enfatizou a necessidade de respeito e humanização nas relações entre os profissionais do futebol.

Além do treinador, o gerente geral técnico das Seleções Masculinas, Cícero Souza, e o supervisor técnico da Seleção, Sérgio Dimas, participaram da palestra. 

"Precisamos contar com o apoio de todos aqueles que fazem parte do espetáculo. Temos que humanizar um pouco mais esse relacionamento entre os profissionais com a arbitragem. A expectativa é que tenhamos um ótimo Campeonato Brasileiro”, acrescentou o treinador.

Dorival não apenas discursou, mas também abriu espaço para ouvir as sugestões e reflexões dos presentes, que agradeceram a oportunidade única de interação.

O árbitro Marcelo Van Gasse elogiou a iniciativa de Dorival e destacou a importância da troca de informações para o desenvolvimento do futebol brasileiro.

“Parabenizo o Dorival por chegar ao posto maior de um treinador de futebol. E agradeço esse respaldo que ele esta dando para os árbitros. É um momento único pra gente. Essa palestra engrandeceu nosso curso. Muito importante essa troca de informações sempre pensando no melhor para o futebol brasileiro”, disse Marcelo Van Gasse..

O gerente geral técnico das Seleções Masculinas, Cícero Souza, também ressaltou a necessidade de um processo de humanização no ambiente do futebol, buscando maior compreensão e respeito entre todas as partes envolvidas.

“É nítido que existe muito espaço ainda para o crescimento de um processo de humanização dentro do ecossistema futebol, fazendo com que as partes se respeitem mais e que se compreendam mais. 

E quando conseguimos colocar no mesmo ambiente gestores, treinadores, hoje representados aqui pelo líder maior do nosso futebol brasileiro e árbitros, a gente consegue sugar ideias, a gente consegue promover um encontro muito produtivo no sentido de caminhar para esse processo de humanização”, destacou Cícero Souza.

Ao final da apresentação, Dorival, Cícero e Dimas foram presenteados com camisas do "Time Arbitragem", em um gesto simbólico de reconhecimento mútuo. 

Desde o início desta semana, a Comissão de Arbitragem da CBF realiza a pré-temporada para árbitros de elite, no Rio de Janeiro. As atividades da primeira turma que conta com 54 árbitros terminam nesta sexta-feira (05). 

A preparação é direcionada para árbitros de campo e do VAR e envolve aulas durante todo o dia. Na próxima semana inicia a segunda turma com mais 54 árbitros. 

Fonte: CBF

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais