Cidadeverde.com

Entenda o que é o rim policístico, doença que Chrystian enfrentava

Imprimir

Fotos: Lourival Ribeiro/SBT

Morreu, na madrugada desta quinta-feira (20), aos 67 anos, o cantor sertanejo Chrystian, da dupla Chrystian & Ralf. O artista foi internado às pressas no Hospital Samaritano para tratar "uma condição médica" que exigia "repouso imediato e tratamento especializado", mas a causa de sua morte ainda não foi divulgada. No entanto, ele enfrentava uma doença renal genética, descoberta em fevereiro deste ano: o rim policístico.

Segundo o nefrologista Guilherme Patavino, inicialmente a doença é silenciosa e não apresenta sintomas. A ultrassonografia pode ajudar a detectar a condição que, em geral, é diagnosticada muito tarde e "geralmente já necessita de uma terapia substitutiva (como hemodiálise)"

"Como é uma doença, em geral, hereditária, após ser detectada em uma pessoa da família, pode ser necessária a verificação nos outros familiares", disse Guilherme.

Em entrevista ao programa Domingo Espetacular,Crystian contou que descobriu a condição enquanto fazia abdominal.

"Eu tava fazendo abdominal e falava com o personal: “preciso perder essa barriguinha”. Aí a gente fazendo abdominal um dia, parei descansando e vi uma bola enorme na minha barriga. Fui fazer exames, descobri que tinha um rim policístico, que estava com 11% funcionando", relatou.

O que é o rim policístico?

A doença é rara e caracterizada por um distúrbio em que cistos se desenvolvem no órgão, comprometendo seu funcionamento, como a filtragem do sangue. O artista faria uma transplante do órgão no final do ano. Sua esposa, Key Vieira, seria a doadora.

O artista foi internado em fevereiro no Hospital do Rim após o diagnóstico da doença. Na época, a assessoria de Chrystian informou que o artista precisava fazer um cateterismo antes de receber o outro órgão e tomar medicação para afinar o sangue.

"Durante os exames pré-operatórios, que aconteceram no mesmo hospital, foi preciso realizar um cateterismo no paciente. Esse procedimento exige o uso de uma medicação para afinar o sangue, por seis meses, e durante este tratamento não é permitido que seja realizada uma cirurgia", disse a nota da assessoria.

Segundo Rede D'Or, os cistos causam inchaços e dilatações que se assemelham a várias bolhas juntas. A alteração genética também pode acontecer de forma completamente espontânea e aleatória, não sendo relacionada com a transmissão dos pais para os filhos e também só se desenvolve na fase adulta.

"A pessoa já carrega essa alteração cromossômica (genética) desde que nasceu, mas é apenas nesse momento que os cistos começam a surgir", disse o especialista.
Além disso, não é possível prevenir a condição.

Quais são os sintomas?

Quando há sintomas, o paciente urina, que forma uma “espuminha” no vaso, devido à presença de proteínas. Além disso, é comum:

  • Pressão alta;
  • Sangue na urina;
  • Dor na parte inferior das costas;
  • Inchaço no abdômen;
  • Dor de cabeça;
  • Náusea.

Como funciona o tratamento?

O tratamento consiste em aliviar o quadro sintomático do paciente através de medicamentos, já que não há cura para o rim policístico. Em alguns casos mais graves, pacientes com a condição podem precisar fazer hemodiálise para poder realizar a filtragem do sangue. Além disso, recomenda-se as mudanças nos estilos de vida, como largar o cigarro e parar de beber, além do controle da pressão e diabetes.

O transplante renal, como no caso de Chrystian, também pode ser indicado.

Quem foi Chrystian?

Nascido em 3 de novembro de 1956, em Goiânia, Chrystian foi um cantor brasileiro que formou, ao lado de Ralf, uma das mais influentes duplas sertanejas do Brasil.

Inicialmente, nos anos 70, o artista cantava em inglês, quando chegou a gravar um grande sucesso "Don't Say Goodbye", que fez parte da trilha da novela Cavalo de Aço, de 1973. Ele iniciou sua carreira musical em parceria com Ralf no início dos anos 1980. Rapidamente a dupla ganhou destaque no cenário sertanejo com sua combinação única de vozes, arranjos sofisticados e uma mistura de estilos.

A dupla chegou ao fim em 2021 e, desde então, ambos iniciaram carreira solo.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais