Cidadeverde.com

Treinamento de pilotagem de moto para entregadores inicia em julho na capital

Por Rebeca Lima e Tiago Melo (TV Cidade Verde) 

O treinamento avançado de pilotagem de moto para entregadores de aplicativos terá início em julho em Teresina. Em entrevista ao programa Notícia da Manhã desta segunda-feira (24), o assessor jurídico da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Jomerito Ribeiro, explicou que cinco habilidades serão trabalhadas com os condutores.

“São cinco técnicas de pilotagem avançada, como o uso correto dos freios, uma habilidade que infelizmente muitos motociclistas ainda não dominam. Além disso, abordaremos a técnica de entrada e saída de curvas, frenagem e desvio de obstáculos, o que certamente reduzirá a quantidade de acidentes e minimizará o impacto nos motociclistas”, pontuou Ribeiro.

O curso ocorrerá em dois finais de semana, nos dias 20 e 21 de julho e 27 e 28 de julho, para 30 motociclistas divididos em duas turmas. Jomerito Ribeiro destaca que os condutores precisam estar com suas motos revisadas e sem pendências.

“Serão dois finais de semana com duas turmas de 15 alunos, nos dias 20 e 21 de julho e 27 e 28 de julho. O curso terá 11 horas de duração, sendo cinco horas de teoria, envolvendo legislação de trânsito, noções de responsabilidade e a necessidade de prudência no trânsito, e seis horas de prática na Avenida Maranhão, especialmente na curva de acesso ao Saci, onde infelizmente já tivemos muitos acidentes fatais”, acrescentou.

O assessor jurídico da Strans ressalta ainda que o treinamento não terá efeito se os motociclistas forem imprudentes no trânsito.

“As técnicas de pilotagem não serão úteis em caso de irresponsabilidade, como velocidade acima do permitido ou avanço do sinal vermelho. Não existe técnica que possa compensar a irresponsabilidade do motociclista. O objetivo do curso, especialmente na aula teórica, é mostrar que as técnicas só serão eficazes quando o motociclista estiver dentro das leis de trânsito”, destacou.

Caso o treinamento apresente bons resultados, a Strans informou que poderá oferecer a capacitação sem nenhum custo às empresas.

“Se lograrmos êxito, se esse treinamento surtir efeito, vamos estender a todas as empresas de Teresina. Todas terão os seus colaboradores capacitados para pilotar motocicletas sem nenhum custo. Não será necessário oficiar, nós iremos até as empresas oferecer esse curso”, finalizou.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais