Cidadeverde.com

APL faz homenagem a Clodoaldo Freitas com lançamento de livro e outorga de medalhas

Foto: Elivaldo Barbosa

Por Paula Sampaio

A Academia Piauiense de Letras (APL) realizou, na manhã deste sábado (29), o lançamento do livro “Um Senhor da Palavra: Estudos sobre a Obra de Clodoaldo Freitas”. A homenagem está sendo realizada no dia em que se completam 100 anos do falecimento de Clodoaldo Freitas, patrono da cadeira número um e um dos maiores intelectuais do estado.

Fides Angélica, presidente da APL, destacou que a obra deixada por ele continua a ser importante, mesmo após um século, e que a homenagem também é uma forma de reconhecer e valorizar a literatura e os autores piauienses.

“Clodoaldo Freitas morreu jovem, mas, apesar da juventude que ceifou sua vida, ele deixou uma obra de muita qualidade que ainda hoje é um marco na literatura piauiense”, avaliou Fides.

O livro foi organizado pela acadêmica Teresinha Queiroz e conta com a apresentação do acadêmico Zózimo Tavares.

Teresinha Queiroz explicou que o livro é composto por trabalhos produzidos por acadêmicos e professores do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), além de mestrandos do Programa de Pós-Graduação. Segundo ela, o objetivo da obra é oferecer uma visão abrangente da produção de Clodoaldo Freitas.

“A intenção do livro é produzir uma visão bastante ampla do que é a produção desse que foi o maior escritor do Piauí, que vem do século XIX e entra pelo século XX, contemplando desde a produção historiográfica, estudo sobre política, sobre gênero e, especialmente, a parte que era desconhecida do trabalho dele, que é a produção literária”, detalhou.

Entre suas áreas de atuação estavam ser biógrafo, historiador e estudioso da literatura.

Terezinha Queiroz ainda destacou que Clodoaldo Freitas foi um polímata, ou seja, alguém que produzia em diversas áreas do conhecimento, como história, política, sociedade e cultura. Ela também contou que ele foi um republicano histórico e que lutou pela cidadania e pela justiça tanto na escrita quanto na vida política.

Foto: Elivaldo Barbosa

Honrarias
Na mesma ocasião, estão sendo homenageadas, com a outorga da Medalha Clodoaldo Freitas, personalidades representativas das letras e da cultura piauiense e maranhense.

A solenidade contará com a presença do presidente da Academia Maranhense de Letras, desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa. Estará presente na solenidade o professor Doutor Márcio de Sousa Freitas, único integrante da família do homenageado Clodoaldo Freitas.

Em entrevista, Lourival de Jesus pontuou que Clodoaldo Freitas, enquanto estudante de Direito em Recife, associou-se a personalidades de grande projeção nacional, como Castro Alves e Tobias Barreto, o que contribuiu para expandir sua criatividade. Ele trouxe essas ideias novas para o Piauí, e através de publicações, se tornou uma figura ativa, cujas ideias e legado intelectual continuaram a influenciar gerações futuras.

“E até hoje, está aqui o exemplo do que estamos fazendo, essa grande homenagem a ele, ainda por produto de toda essa atuação dele em vida. As duas academias, a Maranhense e a Piauiense, têm identidade com Clodoaldo Freitas. Ele deixou seu ‘selo de criatividade’ aqui e no Maranhão”, pontuou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais