Cidadeverde.com

Piauí mantém primeira colocação regional na aplicação de recursos federais

Por Roberto Araújo

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

O Governo do Estado manteve a primeira posição entre os estados do Nordeste na Plataforma Transfere.gov. O dado é da recente avaliação do Índice de Desempenho na Gestão das Transferências Discricionárias e Legais da União (IDTRU-DL). 

No início de junho de 2023, o Piauí ocupava a terceira posição no ranking regional e a décima terceira posição no cenário nacional. Em agosto do mesmo ano, o estado já havia alcançado a liderança regional e desde então manteve essa posição. No contexto nacional, o Piauí continuou a ascender, atingindo a nota de 68,72 e a segunda posição em julho de 2024, ficando atrás apenas do Mato Grosso do Sul.

O levantamento, desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), tem como objetivo avaliar e classificar as unidades federativas conforme seu desempenho na administração desses recursos, promovendo transparência quanto à competência administrativa de cada estado.

“Esse resultado positivo é fruto do trabalho intenso realizado pelos órgãos do Estado, que atuam em conjunto buscando sempre melhorar a gestão dos recursos operacionalizados na Plataforma Transfere.gov", afirmou Roxane Firmeza, gerente de Convênios Federais da Seplan.

A Plataforma Transfere.gov desempenha um papel fundamental nesse processo ao facilitar a gestão dos recursos, disponibilizando dados abertos e acessíveis, o que beneficia tanto os órgãos da administração pública em diferentes níveis quanto às entidades privadas sem fins lucrativos.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais