Cidadeverde.com

Piauí iniciará classificação de risco em presídios a partir de 2025, afirma secretário

Por Breno Moreno

Em entrevista à TV Cidade Verde nesta terça-feira (16), o secretário estadual de Justiça, Carlos Augusto, garantiu que o Piauí vai iniciar a classificação de risco dos presos em 2025. A medida visa separar os internos de acordo com o nível de periculosidade e o tipo de crime cometido. 

“Vamos classificar os presos do estado por médio e alto risco. As pessoas que cometem pequenas infrações, que devam cumprir as suas penas conforme manda a lei, com tornozeleira eletrônica, vão cumprir e terão de fato a fiscalização adequada pelo estado", afirmou.

A previsão é que este novo sistema de classificação comece a funcionar com a inauguração da penitenciária de segurança máxima que está sendo construída em Buriti dos Lopes. A nova unidade prisional seguirá os padrões federais e contará com mais de 300 vagas.

Além disso, o secretário também destacou a construção da nova Central de Monitoramento Eletrônico da Polícia Penal do Piauí. A estrutura, avaliada em R$ 1,6 milhão, é usada para o monitoramento das mil pessoas que cumprem medidas cautelares com uso de tornozeleiras. 

"Além de ter equipamentos modernos, ela terá a capacidade para monitorar em torno de cinco mil pessoas. Vamos colocar também nas patrulhas de verificação diárias, essas pessoas que muitas vezes rompem as tornozeleiras e deixam descarregar”, pontuou o gestor. 

A Central de Monitoramento Eletrônico deve ser inaugurada no dia 16 de dezembro. Segundo o secretário, essa é uma série de ações que estão sendo implementadas para modernizar e tornar mais eficiente o sistema prisional do estado.

"Levar a educação e a humanização para dentro dos presídios, adequar o número de vagas ao número de internos e nesse quesito, a central moderna vai nos ajudar bastante porque vai transmitir uma segurança, principalmente para o juiz da execução", concluiu Carlos Augusto.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais