Cidadeverde.com

Delegado faz alerta sobre roubos de dados de cartões; veja dicas para se proteger

Por Bárbara Rodrigues e Najla Rodrigues

Foto: Jcomp/Freepik

Uma pesquisa apontou que o Brasil é o segundo país mais afetado no mundo com o roubo de cartões de pagamento. Mais 39 mil brasileiros tiveram os dados dos cartões comprometidos, indicou uma pesquisa feita pela NordVPN. 

O delegado Alisson Macêdo, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática do Piauí, fez um alerta sobre os cuidados necessários para evitar ter os dados comprometidos. Entre as dicas está o pagamento online por meio de um cartão virtual e nunca deixar os dados dos cartões salvos em sites.

“É importante que as pessoas utilizem, quando forem fazer compras online, o cartão de crédito virtual, aquele que expira em até 48 horas. É mais seguro, até porque ele tem um prazo de validade mais exíguo. É importante também que se evite deixar salvo naqueles formulários de preenchimento automático os dados do cartão de crédito. Também se precaver em relação a links que são enviados por meio de e-mail. Aí, são aqueles golpes aqui que a gente já fez o alerta, golpes dos correios de encomenda falsa, ou seja, de um brinde aqui que foi ganho, pois no momento que você clicar nesse link, provavelmente vai ser instalado na sua máquina um programa malicioso, né, que pode ser um Keylogger, que a gente chama. Toda vez que você colocar as credenciais de cartão de crédito, vai mandar para o criminoso, e o criminoso vai ter acesso aos seus dados ali, do cartão e realizar compras no seu nome”, explicou.

Ele destacou que é importante ter um bom antivírus e prestar atenção a sinais que o celular ou dispositivo foi infectado com um vírus.

“Ao menor sinal aí de que sua máquina esteja infectada, você deve fazer a limpeza, a restauração, a formatação daquele dispositivo. Os sinais que você pode encontrar é de lentidão do seu dispositivo, dispositivo travado. Esses são sinais de que possivelmente pode ter algum programa espião no seu dispositivo”, afirmou.

Os países com mais dados roubados são:

  • Estados Unidos: 73.001 cartões
  • Brasil: 39.334 cartões
  • Índia: 35.285 cartões 
  • México: 26.680 cartões 
  • Argentina: 25.283 cartões 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais