Cidadeverde.com

Teresina 172 anos: ilhas de frescor são solução para frear o aquecimento

Por Adriana Magalhães

Teresina perdeu, ao longo de mais de duas décadas, a área verde que deram a capital do Piauí o título de cidade verde. A devastação das áreas verdes neste período corresponde a cinco mil campos de futebol.

Para frear o aquecimento da cidade é preciso criar ilhas de frescor pela cidade. O biólogo Francisco Soares explica que as ilhas de frescor se caracterizam pela criação de áreas arborizadas pela cidade, como o Parque da Cidade, na zona Norte de Teresina.

"Notamos uma diferença muito grande quando estamos expostos ao sol e buscamos abrigo embaixo de uma árvore. Quando se cria um loteamento na cidade o plano de urbanização prevê a criação de espaços verdes, como praças e parques. Essas são as ilhas de frescor", explicou.

Além de garantir o plantio de mais árvores é necessário atentar para o tipo de plantas escolhidas para utilizar na arborização de ruas e quintais. O biólogo chama a atenção para a utilização de plantas nativas da nossa região, como o ipê e o caneleiro.

"O caneleiro é uma árvore que garante bastante sombra e que não perde as folhas no período mais quente do ano. É preciso tomar cuidado com a utilização de plantas exóticas, como o ninho indiano. Já existem estudos comprovando que o fruto do ninho traz prejuízo para a fauna local", alertou.

Francisco Soares deixou uma dica para quem está buscando mudas para plantar no seu quintal.

"As pessoas devem buscar orientação de um especialista e uma forma de fazer isso é pegar as mudas nos viveiros da cidade. A entrega de mudas é gratuita e o cidadão recebe a orientação de como plantar e cuidar da sua árvore", finalizou. 

Teresina 172 anos - você no clima da Cidade Verde

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais