Cidadeverde.com

Com perguntas sobre aborto, candidatos prefeito encerram último bloco do debate da Cidade Verde

Por Breno Moreno

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

No quarto e último bloco do debate realizado pela TV Cidade Verde, os candidatos a prefeito de Teresina continuam fazendo perguntas entre si com temas livres. Dr. Pessoa (PRD), por exemplo, questionou Fábio Novo (PT) sobre seu posicionamento acerca do aborto. 

“Sou cristão e minha posição é pública. Sou contra o aborto, mas esse é um tema do Congresso Nacional, não é da Prefeitura de Teresina”, declarou o petista, que aproveitou a réplica para perguntar ao atual prefeito sobre suas propostas para geração de emprego e renda. 

Em sua tréplica, Dr. Pessoa rechaçou a posição do  adversário. “Lamento o deputado estadual dizer que esse tema não se deve debater. O tema que em qualquer lugarejo e país está em tona. Parece que vossa excelencia não tem sensibilidade, principalmente com o sexo feminino”, disse. 

O tema do aborto também foi o escolhido por Geraldo Carvalho (PSTU), ao indagar Silvio Mendes (União Brasil) sobre um documento assinado em que o candidato, ao receber apoio de diversas igrejas evangélicas da capital, se compromete com uma série de pautas de costumes. 

O candidato do PSTU citou o apoio do ex-prefeito à PL 1904, apresentada por deputados federais e que propõe uma mudança na punição de quem pratica o aborto. Pela proposta, que teve apreciação adiada, casos ilegais passariam a ter pena igual à de quem comete assassinato.

Silvio Mendes agradeceu o apoio das lideranças evangélicas, reiterou sua posição, mas ressaltou algumas exceções. "Se trata de  ação médica. Sou muito mais cristão que médico. Sou contra o aborto. Claro que tem situações excepcionalíssimas, como a anencefalia, por exemplo, tem que ser feito", disse. 

Por fim, o candidato do União Brasil relatou quando um médico sugeriu que a esposa interrompesse a gestação da filha mais nova por conta de eventuais riscos. Silvio Mendes afirmou que, apesar da criança ter nascido deficiente, ele e a esposa não se arrependem da decisão.

"Uma morreu no sexto mês. O medico disse que era pra fazer  aborto, que minha esposa, neurologista, corria risco. Nós conversamos e decidimos correr o risco. Minha filha é viva, feliz, alfabetizada e temos um grande orgulho pela decisão acertada de não abortar a filha tão amada como ela é", finalizou.

Na sequência, todos os demais candidatos direcionaram suas perguntas para temas como saúde, cultura, segurança pública e revitalização do centro. O quarto e último bloco foi encerrado com as considerações finais de cada um dos participantes. Confira:

Tonny Kerley:
"Teresinense, sou professor universitário, economista, administrador, tenho mestrado e doutorado em administração. Convido cada um a acessar nossas redes sociais, você vai encontrar 197 propostas claras, com responsabilidade fiscal, mostrando como uma gestão pode resolver os problemas da cidade [...] preciso pedir para você parar de fazer as mesmas escolhas. Toda eleição eu ficava vendo os mesmos grupos políticos, que fingem às vezes fazer oposição, mas são as mesmas pessoas dos mesmos grupos. Por isso eu decidi me candidatar. O blocão do PT, o grupo do Silvio Mendes e da atual gestão são todos mais do mesmo, as mesmas pessoas", disse. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Geraldo Carvalho:
"Mais uma vez parabenizar os trabalhadores e trabalhadoras, a juventude de Teresina. Convidá-los para a gente construir nessa campanha, nesta eleição, uma Teresina para a classe trabalhadora e juventude, socialista e revolucionária. Queremos colocar nossa candidatura e campanha a disposição das categorias e trabalhadores em luta, os da Agespisa que lutam contra a privatização da água, da limpeza pública, dos garis que estão há 15 dias sem salário e emprego, da UESPI, que lutam contra a desestruturação do seu plano de carreira, enfim, é a unidade da classe trabalhadora que precisa ser construída e fortalecida para a gente resolver nossos problemas. É nós por nós”, concluiu.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Dr. Pessoa:
"O povo é a cidade e nós estamos cuidando da cidade. Um abraço especial para os professores da rede municipal, do ensino fundamental, mais uma vez em primeiro lugar do Brasil. Em um estado pobre, mas são honrados. Esses merecem os aplausos dos teresinenses, em especial do prefeito. O mérito são de vocês. Quero dizer mais ainda, quero desafiar o patrimônio. 40 anos como professor e médico, vão procurar os patrimônios”, pontuou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Fábio Novo:
"Teresinense, você sabe o quanto  nossa cidade passa por um momento de crise. Esse é o momento de juntar, construir pontes, esquecer diferenças e pensar primeiro em Teresina. Por isso que somos, nossa coligação, juntos por Teresina, e acreditamos que a gente pode fazer muito mais diferente, inovador, moderno e novo. Hoje, no polo cerâmico do Poti, onde nasceu a cidade, fomos lá e discutimos com a população e a gente fez a revitalização, tem o mirante, pontos de alimentação e hoje, nosso povo tem um ponto turístico, esporte e renda, que triplicou. É essa Teresina que quero construir junto com você", afirmou. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Lourdes Melo:
"Queria agradecer a todos que permaneceram até agora. Nós ficamos aqui ouvindo o bla bla bla, as propostas e sou do PCO, temos o lema do trabalho, salário e terra. Queremos a promessa cumprida feita por Dr Pessoa fez, de construir o banheiro público do Bela Vista e que também, o Renato Berger, que é do esporte, faça também o alambrado da praça. Vote e lute com o Partido da Causa Operária, vamos fazer a revolução e defender a Palestina da mortandade que está havendo lá", enfatizou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Francinaldo Leão:
"Por uma cidade popular e periférica, hoje estamos aqui. Um cidadão periférico, que vive dentro das comunidades, que vem do movimento comunitário, que sabe a realidade do que acontece no bairro, que sabe a realidade de Teresina, que é o sofrimento do povo teresinense. Estamos colocando nosso nome, hoje, para disputar a eleição, mas trazendo acima de tudo, a verdade periférica e aquilo que aflige o povo periférico, que é o desmando da atual gestão. Colocamos nosso nome, candidato pelo Psol, debatendo as causas do povo", declarou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Telsírio Amaral:
"Gratidão é uma palavra que sempre considero uma das mais fortes na minha vida. Sou grato porque em 1977 eu desembarcava em Teresina, na praça da Vermelha, debaixo de um pé de Pequi, com uma única roupa do corpo, para estudar em Teresina. Hoje sou jornalista, advogado, professor, membro da Academia de Letras, da Academia de Escritores e estou aqui, no centro das decisões, para decidir o destino de Teresina. Sou grato demais a essa terra. A única coisa que posso dizer sobre Teresina é o seguinte: Teresina eu te amo e estou pronto para governar essa terra e devolver essa gratidão com que Teresina me acolheu", manifestou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Santiago Belisário:
"Nossa candidatura rompe com a lógica da política tradicional. É uma candidatura jovem, negra, periférica que demonstra que nosso povo, além de votar, pode ser poder, pode decidir os rumos da cidade e dizer  o que é melhor para o nosso povo. Acima de tudo, chamar nosso povo a estar organizado, nosso grande compromisso são com as lutas que se processam no ambiente da cidade. Hoje nosso povo pode se tornar forte e decisivo, se organizando, organizando a sua luta e esse é o compromisso do nosso partido. Queremos chamar cada trabalhador e trabalhadora a organizar sua revolta na Unidade Popular e construir luta cotidianamente, fortalecer nossa organização por uma mudança profunda na nossa sociedade, porque só a luta traz essa transformação. Por uma Teresina popular e socialista", expressou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Silvio Mendes:
"No próximo dia 06 de outubro, nós vamos, cada um teresinense e cada uma teresinense, ter o poder de escolher quem vai cuidar dessa terra amada. Peço, com humildade, que a gente compare. O debate, acho que vale a pena. Tem descompasso aqui e ali, mas acho que vale a pena. Quero cumprimentar os candidatos e olhar para a frente, por uma Teresina que a gente quer mais feliz e honrada, como canta seu hino. Sou candidato a prefeito e peço seu voto de confiança, como sempre cumpri com os compromissos", destacou. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

Veja cobertura completa: 

Acessibilidade: Debate da Cidade Verde terá libras e audiodescrição

Saúde, patrimônio e educação marcam 3º bloco no debate da TV Cidade Verde

Transporte público, Bolsonarismo e educação dominam 2° bloco no debate da Cidade Verde

Candidatos apresentam soluções para Teresina na abertura do debate da TV Cidade Verde

Ex-vereador citado por Lourdes Melo se defende de acusações

Vices acompanham debate e falam sobre expectativas para campanha

Ao cumprimentar Silvio Mendes, Lourdes Melo pede para ele desistir da candidatura

Chegada dos candidatos à prefeitura para debate da TV Cidade Verde é marcada por expectativas

No 1º dia de campanha, candidatos à prefeitura de Teresina participam de debate na TV Cidade Verde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais