Cidadeverde.com

Candidatos avaliam desempenho no debate da Cidade Verde

Por Roberto Araújo

Fotos: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Os nove candidatos à prefeitura de Teresina que participaram do debate da TV Cidade Verde nesta sexta (16) avaliaram o programa e as atuações. Dentre os pontos colocados, estão a oportunidade de se fazer conhecidos e apresentar propostas. 

O confronto de ideias foi marcado por discussões envolvendo diversos assuntos referentes à cidade, dentre os quais, transporte público, saúde, educação, esporte e lazer, dentre outros. 

Para o candidato do PT, Fábio Novo, o debate foi importante porque permitiu que as pessoas em casa pudessem acompanhar as propostas dos candidatos e a sua viabilidade.

"Foi um momento muito importante, muito rico, porque você coloca frente a frente todos os candidatos que querem ser prefeito de Teresina, e é um momento rico da democracia porque permite que, de casa, você assista como é que cada um está se comportando, o que diz, se realmente as propostas são factíveis. Então é um momento muito rico pra que, depois de escutar todo mundo, você forme um juízo de valor e escolha quem é o melhor pra cidade", disse.

A candidata do PCO, Lourdes Melo, ressaltou que o debate tem como aspecto positivo poder levar a mensagem da sua candidatura ao público em geral.

"Todos os debates deixam alguma coisa de positivo. E nós chamamos a população de Teresina a lutar e votar com o PCO, esse é o grande convite que nós fazemos e a e também nós colocamos que a eleição não muda a vida das pessoas por si só, é preciso que os trabalhadores lutem pelas suas reivindicações", citou.

Já o candidato do PSOL, Francinaldo Leão, lembrou o fato de o debate ter sido realizado no dia do aniversário de Teresina, e que é uma oportunidade para debater propostas e os problemas da cidade.

"Sempre é um momento muito especial a gente estar aqui trazendo, discutindo propostas para Teresina. Também no momento especial aniversário da cidade, 172 anos. Então é isso, trazendo as propostas, dialogando, mostrando a verdade, trazendo as pauta do povo periférico para cá para a discussão. Nada melhor do que ter uma pessoa periférica defendendo os interesses do povo que realmente são periféricos, né? Que passa por um problema muito grande através da saúde, da educação, do transporte público", disse.

O candidato do Mobiliza, Telsírio Alencar, citou que o debate representa um "fortalecimento da democracia", ao permitir que candidatos de diferentes pontos de vista exponham suas visões e discutam a partir dos problemas e das soluções para a cidade.

"Foi bastante proveitoso, o palco da democracia foi confirmado pela imprensa através da Cidade Verde, que mais uma vez exerceu a sua função social, fortaleceu a democracia aqui na capital do estado e deu, isonomicamente, oportunidade a todos os candidatos. Nós estivemos aqui, nós fomos questionados, nós apresentamos propostas e isso é que é importante. Eu agradeço por demais essa oportunidade de estar aqui nesse palco democrático", citou.

O candidato Santiago Belizário, do UP, ressaltou que o debate da Cidade Verde tem como característica a participação de todos os candidatos que estão participando no processo eleitoral. Ele citou que faz parte de um partido novo e, com o debate, é possível apresentar suas ideias e propostas.

"A gente gostaria de agradecer o convite da TV Cidade Verde, a gente sabe que a eleição não parte de condições iguais entre os partidos. Nosso partido não tem tempo de TV e rádio, de propaganda eleitoral gratuita, nós não temos fundo partidário, e temos hoje construído uma candidatura baseada nas do nosso povo, inclusive uma candidatura como a minha só é possível pensando na existência da Unidade Popular, pensando na luta do nosso povo. Você não vê uma candidatura jovem, periférica, LGBT, negra nesses grandes partidos que disputam a política tradicional. Então, ela é possível porque o nosso povo está organizado", citou.

O candidato do União Brasil, Sílvio Mendes, citou que considera o debate um momento importante para que o público possa ouvir as ideias dos candidatos.

"Acho que de todos nós que nos oferecemos para cuidar da cidade, sempre é bom debater, discutir problemas, mas principalmente soluções. Eu acho que foi um debate relativamente civilizado, acho que ajuda o teresinense e a teresinense a comparar, a discutir, e a decidir o voto deve ser com liberdade, consciente e naturalmente naquela pessoa que você depositar confiança. É uma decisão para quatro anos", disse.

O candidato do Novo, Tonny Kerley, também falou sobre como o debate pode ajudar a ter sua candidatura mais conhecida entre os teresinenses.

"Hoje no nosso debate nós podemos falar de algumas das nossas 197 propostas que elaboramos para a saúde, para o transporte público, sempre mostrando que todas elas são possíveis de ser executadas com responsabilidade fiscal e respeito ao teresinense, à inteligência do teresinense, que nós não estamos inventando, mentindo, prometendo nada que não é possível ser feito", citou.

Geraldo Carvalho, candidato do PSTU, disse que foi possível apresentar as propostas do seu partido que, segundo ele, tem o diferencial de ser uma alternativa aos trabalhadores.

"A gente pode apresentar o programa uma alternativa de fato real para a classe trabalhadora, para a juventude, porque esse é o caminho. As candidaturas dos ricos estão aí, daqueles que sempre governaram com e para os milionários da cidade, e a nossa alternativa é pra quem está da metade da pirâmide social pra baixo, é pra classe trabalhadora, é pra juventude e é o compromisso com a construção", disse.

O candidato à reeleição Dr. Pessoa (PRD) disse que o debate teve um ar "teatral", mas que apresentou os feitos de sua gestão na tentativa de se credenciar novamente para mais quatro anos à frente do Palácio da Cidade.

"O que nós vimos aqui grande parte foi teatral. E até que eu convidei alguns candidatos que estávamos debatendo para acompanhar as obras de Teresina. E se alguns deles que até pra tirar a venda dos olhos pra mostrar o que nós fizemos em três anos e meio na cidade de Teresina. Mais de 700 quilômetro de assalto da zona urbana na zona rural. Há outras acessibilidade, outros por menores aqui fomos fundo três anos e meio. Sem desviar o dinheiro público", disse.

Propostas e ideias

O debate foi caracterizado por alguns momentos mais tensos, como embates de ideias sobre a proposta de criação de tarifa zero no transporte público na capital entre Silvio Mendes e Fábio Novo. Outro momento que chamou a atenção também teve como tema o transporte público, quando a candidata Lourdes Melo desafiou o candidato Dr. Pessoa a zerar a tarifa do transporte e o sugeriu a andar de transporte público. O candidato à reeleição rebateu e disse ter feito investimentos no transporte público. A discussão sobre investimentos na saúde pública também gerou discussões entre os candidos. O tema 'aborto' também causou embates entre candidatos no bloco final do debate.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais