Cidadeverde.com

Lula promete apoio a jovem piauiense que viralizou treinando salto com vara em condições precárias

Por Rebeca Lima

Durante uma solenidade com os atletas que representaram o Brasil nas Olimpíadas de Paris, realizada nesta segunda-feira (26) no Palácio do Planalto, o presidente Lula comentou sobre o jovem piauiense Moisés Moraes, de 13 anos, que viralizou nas redes sociais ao compartilhar vídeos de seus treinamentos de salto com vara. O presidente afirmou que irá providenciar melhores condições para que o adolescente possa treinar adequadamente.

Leia também: 

Foto: Arquivo Pessoal 

Moisés, que vive na cidade de Curralinhos, a 80 km de Teresina, chamou a atenção do presidente ao treinar com uma vara improvisada e uma trave feita de madeira, em um campo de futebol. “A Janja me mostrou um menino em uma cidade chamada Curralinhos, um molequinho chamado Moisés, que estava treinando salto com vara, mas usando uma vara comum e uma trave feita de pau, parecia mais uma trave de futebol do que de salto. E aquele menino pulava alto e caía no chão duro, enquanto os atletas deveriam ter um colchão de espuma para cair,” relatou Lula.

Comovido pela determinação do jovem, o presidente relatou que entrou em contato com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, pedindo para que Moisés e sua família fossem procurados e recebam apoio. “Na hora, peguei o telefone e liguei para o governador do Piauí. Falei: ‘Rafael, por favor, tem uma cidade chamada Curralinhos, tem um menino chamado Moisés, e eu quero que você vá lá, pegue esse menino e sua família, e diga a ele que vamos criar condições para que ele treine de forma decente. Vamos arrumar algo digno para esse menino ter a chance de ser um atleta olímpico. Se o Estado não fizer isso, e a pessoa não tiver uma família com boas condições financeiras, não consegue realizar esse sonho,’” enfatizou Lula.

Moisés, que começou a treinar em fevereiro de 2023, faz parte de um projeto liderado pelo técnico Jozimar Venção. Mesmo com as condições precárias, o jovem já se destaca como uma promessa do atletismo piauiense. Seu próximo desafio será representar a seleção piauiense Sub-15 nos Jogos Escolares Brasileiros, que ocorrerão entre os dias 13 e 15 de setembro, em Recife.

O vídeo de Moisés viralizou principalmente devido às condições precárias de seus treinos. O projeto é desenvolvido em um campo de futebol, utilizando uma vara simples. Movido pela paixão pela modalidade, Moisés conseguiu, com a ajuda do pai, confeccionar uma vara de pitiá, uma árvore nativa da região, para continuar treinando no quintal de casa.

 


 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais