Cidadeverde.com

Rede municipal de ensino inicia aulas na segunda-feira

Imprimir
As escolas da rede municipal de ensino de Teresina iniciarão, na próxima segunda-feira (03), as atividades do segundo semestre letivo de 2009. Todas as unidades de ensino organizaram seu calendário escolar de forma a cumprir integralmente a carga horária prevista na Lei de Diretrizes e Base da Educação – LDB, que é de 200 dias letivos por ano.
 

De acordo com a Gerente de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Irene Lustosa, a elaboração do calendário escolar é feita por cada escola e acompanhada pela Secretaria. Cada escola elabora seu calendário e a SEMEC acompanha a execução através da equipe de superintendentes e dos membros da Divisão de Inspeção Escolar.

Em algumas escolas da rede municipal, por exemplo, o planejamento do 3º bimestre foi realizado antes das férias, portanto, no dia 03 a escola retornará às atividades com aula. Em outras unidades de ensino, o planejamento bimestral será feito no dia 03 e as aulas retornarão no dia 04. "Em cada caso, os estudantes e suas famílias foram informados pela escola, que está se preparando para receber os alunos com muita alegria”, ressalta a gerente.

Formação de professores

Os encontros de formação continuada de professores e pedagogos da rede municipal de ensino reiniciarão no dia 10 de agosto, no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, localizado no bairro Marquês, zona Norte da cidade.

“Optamos por retomar as capacitações no dia 10 porque essa primeira semana será de retorno à escola, após 15 dias de férias em julho. A equipe de formadores da Semec já preparou as atividades para esse semestre, em todos os cursos mantidos pela Secretaria", comenta Antônia Melo, gerente de Formação da Semec.

Ela explica que a formação continuada dos professores e pedagogos da rede municipal é um dos fatores de sucesso dos alunos das escolas municipais e centros municipais de Educação Infantil. "A rede municipal de ensino trabalha com foco no resultado dos alunos, em sua aprendizagem, e a melhor maneira de garantir essa aprendizagem é capacitar os educadores continuamente”, enfatiza.

Atualmente, cerca de 1.500 professores e pedagogos da rede municipal de ensino participam das atividades da formação em serviço, promovidas pela Secretaria Municipal de Educação.
 
Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: