Cidadeverde.com

Três mulheres devem disputar sucessão de Lula, diz 'El País'

Imprimir

Uma reportagem da edição deste domingo do jornal El País destaca que três mulheres devem concorrer à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A publicação espanhola destaca ainda que o pleito de 2010 será o primeiro sem a participação de Lula em 20 anos e contará com as candidaturas da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), a ex-senadora Heloísa Helena (Psol) e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, atualmente no PT mas que deve sair para o PV nesta semana, segundo o jornal.

O El País aponta que Dilma, apesar de não se assumir como candidata, é dada por todos como a escolhida de Lula para sucedê-lo. O jornal aponta que a ministra-chefe da Casa Civil lutou contra a ditadura militar e que foi "duramente" torturada pelo regime. Segundo a reportagem, na época, ela pertenceu ao mesmo grupo que vários ministros do atual governo brasileiro.

O jornal também destaca o câncer de Dilma e ressalta que Lula não vê a doença como empecilho para a candidatura dela, afirmando que a ministra é o exemplo de luta e coragem que o País precisa.

Já Marina Silva é descrita como grande surpresa da corrida presidencial. "Ecologista convicta, política íntegra e austera, de origem pobre e família de trabalhadores do setor de extração de borracha, ela aprendeu a ler e escrever com 14 anos". Apesar de sua amizade com Lula, o El País destaca que ela teve que deixar o governo por sua intransigência na questão ambiental, não se apegando a compromissos com lobbys de latifundiários e madeireiros ilegais do Congresso Nacional.

O El País destaca que, por ter uma imagem de política incorruptível, Marina pode aproveitar deste fato para angariar votos em meio à indignação dos brasileiros com boa parte da classe política.

A terceira mulher indicada pelo jornal espanhol é Heloísa Helena, que disputou as eleições de 2006. O El País destaca que ela foi expulsa do PT por se opor a algumas reformas do governo Lula e então fundou um partido à esquerda de onde saiu, o Psol.

Como ponto comum entre as mulheres na disputa pela sucessão de Lula o jornal aponta que as três surgiram nas fileiras do Partido dos Trabalhadores (PT).
 
Fonte: Terra
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: