Cidadeverde.com

Novo mapa diz que Piauí é o Estado menos violento do Brasil

Imprimir
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou o 3º Anuário do Mapa de Segurança Pública no Brasil sobre investimentos e violência no setor. O Piauí assumiu a posição antes ocupada por Santa Catarina de Estado menos violento do Brasil, registrando um índice de 9,7 homicídios por cada grupo de 100 mil habitantes. Santa Catarina, até então campeão, atingiu 11,3, ficando atrás de São Paulo, com 10,8 e Minas Gerais e Roraima, que empataram com 11,1. Os mais violentos são Bahia (28,6), Paraná (26,7), Sergipe (25,8) e o Distrito Federal (25,6).
 

O Piauí tem um terço do índice nacional de violência que chega próximo de 30 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. De acordo com a Segurança Pública do Estado, no primeiro semestre de 2009 em comparação ao primeiro semestre de 2008 a violência ficou menor ainda no Estado.

O investimento no setor da segurança teve um incremento de quase 2.000% de 2008 em relação a 2007, sendo liberados recursos para construção de 70 delegacias; 10 quarteis da Polícia Militar e Bombeiros; Instituto de Criminalística e IML, além de aquisição de carros e motos para todas as cidades do Piauí.

De acordo com o Secretário de Segurança, Robert Rios, o Piauí está hoje nos mesmos índices de violência comparados com alguns países de primeiro mundo. Entretanto, o crime de bagatela, que consiste em furto e assaltos de pequena monta, ainda se mostram insistentes no Estado.
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: