Cidadeverde.com

Festluso traz teatro de rua para Teresina

Imprimir
Dentre as 248 instituições culturais do Brasil que integram a Rede Nacional de Pontos de Cultura está o Grupo Tá na Rua, que fará apresentações em Teresina como parte da programação do 2º Festival de Teatro Lusófono – a acontecer de 23 a 29 de agosto .
 

O grupo tem 27 anos e integra o Distrito Cultural da Lapa no Rio de Janeiro – RJ. Seus espetáculos são encenados em espaços abertos, através de um jogo que envolve atores e público, o que torna cada apresentação um acontecimento único, completamente imprevisível.

Na capital piauiense o grupo apresentará o espetáculo Tá na Rua em memórias - um diálogo entre diversas formas espetaculares de tradição popular, como o teatro de revista, o circo-teatro e os números de variedades.
 
Sua dramaturgia é elaborada a partir de fatos reais, acontecimentos históricos, políticos, culturais e sociais que repercutem na memória e no imaginário coletivo, representados através de fragmentos que contém o todo em si mesmo, ou seja, não respeitam uma linha cronológica. Com esse espetáculo, o grupo unifica e sintetiza seu pensamento e linguagem teatral, ao desenvolver temas como liberdade, esperança e as possibilidades criativas do ser humano, mesmo diante de qualquer forma de opressão.
 
Além dos espetáculos, o Grupo Tá na Rua também trabalha com a assistência social, através do desenvolvimento de programas de qualificação e aprimoramento profissional de jovens no âmbito das artes cênicas, como é o caso do projeto Escola Carioca do Espetáculo Brasileiro, um convênio entre o Instituto Tá na Rua para as Artes, Educação e Cidadania e o Ministério da Cultura.
 

 
Por meio de Pontos de Cultura como este, o governo federal pode firmar parcerias com grupos, organizações da sociedade civil e instituições que atuam na interface entre cultura e cidadania, possibilitando a inserção social, comunitária e profissional de jovens através da atividade cultural. As apresentações do grupo acontecerão dia 27, no pátio do Teatro Municipal João Paulo II e dia 29, na Praça Pedro II, sempre às 17h, gratuitamente.
 
O Festival de Teatro Lusófono tem o patrocínio da Oi, com o apoio cultural do Oi Futuro, da Caixa Cultural, do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura - SIEC, da Fundação Nacional de Arte – FUNARTE, da Fundação Cultural do Piauí - FUNDAC e do Governo do Estado do Piauí. Em sua programação terá ainda espetáculos de vários estados brasileiros, Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde, todos de língua portuguesa; oficinas de Iluminação Cênica e de Corpo e teatralidade; palestras, exposição fotográfica e shows regionais.
 
Os ingressos para os espetáculos e palestras estarão disponíveis nos locais de apresentação e as inscrições para as oficinas podem ser feitas na sede do Grupo Harém de Teatro. A abertura oficial do evento será dia 23 de agosto, às 19h, na Galeria do Clube dos Diários.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: