Cidadeverde.com

Técnicos das penitenciárias recebem treinamento sobre gripe A

Imprimir

Diretores, vice-diretores, agentes penitenciários e profissionais de saúde que trabalham nos presídios da capital receberam, nesta sexta-feira (28) um treinamento sobre as medidas a serem adotadas para evitar a ocorrência do vírus da gripe “A” nos presídios do Estado. O treinamento foi ministrado pelo medico, Ricardo Soares, da Gerência de Epedimiologia da Fundação Municipal de Saúde e pela coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde, Lígia Borges.

O treinamento foi realizado no auditório da Escola Penitenciária do Piauí e contou com a participação de diretores e servidores da Casa de Custódia, penitenciária Feminina de Teresina, penitenciária Irmão Guido, Colônia Agrícola Major César Oliveira e Hospital Penitenciário “Dr. Valter Alencar”. Também participaram do treinamento, a Coordenadora de Assistência Social da Secretaria da Justiça e servidores administrativos da Secretaria.

O médico Ricardo Soares falou da evolução do vírus H1N1, mas conhecido como vírus da gripe suína, no mundo e apresentou dados estatísticos para alertar os servidores a adotarem os cuidados necessários para evitar que o vírus atinja a população carcerária e até mesmo os agentes penitenciários, como já ocorreu em outros estados, onde foram registradas síndromes gripais nos presídios.

No Piauí, as medidas evitar doenças ocasionais vêm sendo adotadas desde março de 2003, quando foi implantado o calendário regular de vacinação nos presídios (atinge as 14 unidades penitenciárias), com vacinação periódica ministrada pelo menos três vezes por ano, em cada estabelecimento. Segundo informações da Coordenação de Saúde nos Presídios, não foi registrado nenhum caso agravante de gripe nos presídios.

O treinamento desta sexta-feira será o primeiro de uma série de treinamentos que serão ministrados entre os profissionais de saúde que atuam diretamente com os internos do sistema penitenciário o Piauí. A idéia é formar multiplicadores para atuar em todos os presídios do Estado.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: