Cidadeverde.com

Filha do governador e Rejane Dias serão voluntárias em ONG

Imprimir
A primeira-dama, Rejane Dias, será uma das coordenadoras da ONG “SOS Global” que atua em São Paulo, principalmente em ajuda nos desastres. Uma das voluntárias, que está sendo treinada, e Yasmin Dias, Filha de dona Rejane com o governador Wellington Dias (PT).
 


Ontem, ocorreu o primeiro treinamento que a ONG internacional realiza no Nordeste do Brasil. Com objetivo de preparar voluntários para atuar em catástrofes como a que o estado acompanhou com o desastre da barragem Algodões II.

Mais de 100 voluntários participam da capacitação para intensificar a rede internacional que já ajudou vítimas de desastres em diferentes lugares do mundo como o Timor Leste.

Os voluntários vão aprender no curso noções de: socorro emergencial e desastre, contextualização em socorro emergencial, desenvolvimento comunitário após desastre e cuidados emocionais em socorros emergenciais. Além do Piauí também tem gente de Pernambuco, Bahia e Maranhão.
 


Segundo a presidente da SOS Global, Margaretha Adiwardana, quando a ONG foi criada só se tinha conhecimento das catástrofes do sudeste da Asia, hoje esse tipo de treinamento está sendo dado no mundo todo porque as catástrofes são cada vez mais frequentes e com maior número de vítimas. Na equipe de treinamento também tem profissionais da Chinha, da Mongólia, dos Estados Unidos e gente de diferentes partes do mundo que já acumula experiência em catastrofes.
 
A secretária Rejane Dias que trouxe a SOS para fazer esse trabalho destacou a importância do estado está preparado para momentos como o alamento que Teresina viveu no início do ano e logo depois o rompimento da barragem Algodões.

 “Nessas horas é importante não somente levar a ajuda material, mas sobretudo a ajuda humana, levar uma palavra de conforto. Esse treinamento vai nos ajudar muito pois em Cocal, após três meses da tragédia, ainda tem gente traumatizada, as casas estão sendo reconstruídas para ser entregues em dezembro mas é preciso reconstruir a vida”, destacou a secretária Rejane Dias.

O Dorival da Defesa Civil do Piauí que acompanha as famílias de Cocal desde o rompimento da barragem, diz o Piaui é admirador desse trabalho encampado pela Igreja Cristã da Família que mobilizou a Cruz Vermelha da São Paula a mandar duas carretas de alimentos e roupas para as famílias desabrigas.
A maior parte dos voluntários são jovens como a filha do governador Yasmim Dias, uma das voluntárias que motivada pelo desejo de ajudar está fazendo o curso. Mas na equipe também tem 10 pessoas de outros estados
 

Da Redação
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: