Cidadeverde.com

O mestre do suspense "ataca" a Casa da Cultura nesta semana

Imprimir

Nesta semana, o Clube de Vídeo de Teresina faz uma homenagem ao mestre do suspense com obras primas da telona. A partir das 18h30min, a Sala de Vídeo da Casa da Cultura terá exibições gratuitas de clássicos de Alfred Hitchcock.

O Clube de Vídeo de Teresina funciona na Casa da Cultura e é mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e traz todo mês uma vasta programação de filmes para todos os gostos, com clássicos da telona e outros do circuito alternativo de cinema.

Na semana dedicada ao mestre do suspense serão exibidos cinco clássicos, iniciando com “O Homem que Sabia Demais”, de 1956, nesta segunda-feira. Na terça, será a vez de “Trama Macabra”, de 1976. Quarta-feira será exibido “Encurralado”, de 1971, e, na quinta-feira é a vez de “O Terceiro Tiro” de 1955. A semana encerra com uma obra prima do suspense, o “Disque M Para Matar”, de 1954.

 
Hitchcock

Alfred Joseph Hitchcock nasceu em 13 de agosto de 1899 em Londres e faleceu aos 80 anos de idade nos Estados Unidos em 29 de abril de 1980, na cidade de Los Angeles, California, devido a problemas renais. Ele é considerado o "Mestre do Suspense", com uma carreira de quase 70 filmes.

Uma das maiores características, e curiosidades, dos filmes de Hitchcock são aparições em rápidas em seus próprios filmes, todas não creditadas e como simples figurante, fato que aconteceu em mais da metade dos filmes que dirigiu. Essa atitude inusitada acabava despertando a atenção do público em tentar localizá-lo em seus filmes.

 Veja a programação:

14/09(SEG) - O HOMEM QUE SABIA DEMAIS 
Suspense 120min. (EUA) - 1956 – Elenco - Doris Day , Brenda De Banzie , Bernard Miles , Ralph Truman , Daniel Gélin - Sinopse - Durante suas férias no Marrocos, Ben McKenna (James Stewart), um médico, e sua família se envolvem acidentalmente em uma trama internacional de assassinato, quando um moribundo fala ao ouvido de Ben algumas palavras. Para impedi-lo de denunciar a trama à polícia, os conspiradores resolvem então sequestrar seu filho.
 
15/09(TER) – TRAMA MACABRA
Suspense 120 min.(EUA) 1976 – Elenco - Karen Black, Bruce Dern, Barbara Harris, William Devane, Ed Lauter – Sinopse - Quando uma mulher rica contrata um motorista de táxi e um psicopata falso para achar seu herdeiro desaparecido, o resultado é diabolicamente engraçado nesse triller de mistério do mestre Alfred Hitchcock. Bruce Dern e Barbara Harris estrelam como um casal de trambiqueiros que tramam para tirar a fortuna de uma velinha, fingindo achar seu há muito desaparecido sobrinho (William Devane). Enquanto isso, Devane, um joalheiro ladrão e sua linda namorada (Karen Black) seqüestram um magnata grego para ganhar o dinheiro do resgate. Raptos, tentativas de assassinato, risadas e uma série de pequenas tramas recheiam a história que faz esse filme inesquecível.
 
16/09(QUA) – ENCURRALADO 
Suspense 90 min. (EUA) 1971 - Elenco - Dennis Weaver , Jacqueline Scott , Eddie Firestone , Lou Frizzell , Gene Dynarski – Sinopse - Homem de negócios dirigindo sozinho em uma estrada secundária de repente se vê perseguido por motorista de caminhão. Depois de algum tempo, ele chega a conclusão de que aquele motorista pretende matá-lo.
 
17/09(QUI) – O TERCEIRO TIRO
Suspense 99 min. (EUA)1955 - Sinopse - Edmund Gwenn, John Forsythe, Shirley MacLaine, Mildred Natwick,- Sinopse - O mestre do suspense, Alfred Hitchcock, dirige uma deliciosa comédia-mistério que se desenrola na Nova Inglaterra. O filme conta com as participações de John Forsythe, do vencedor do Academy Award® Edmund Gwenn, Mildred Natwick e do pequeno Jerry Mathers. Além disso, é importante lembrar que marca a estréia nas telas da vencedora do Academy Award® Shirley MacLaine. Qual é o problema de Harry em O Terceiro Tiro? Bem, é o fato de estar morto e, enquanto ninguém realmente se importa, todos pensam que são responsáveis. Depois do cadáver ser desenterrado várias vezes, muito humor à la Hitchcock e romances entre os personagens principais, a verdadeira causa da morte é revelada e Harry nunca mais incomoda ninguém. Trata-se de uma comédia deliciosa e de um filme completamente diferente do Mestre do Suspense.
 
18/09(SEX) – DISQUE M PARA MATAR 
Suspense 105min. (EUA)1954 – Elenco -  Ray Milland , Grace Kelly , Robert Cummings , John Williams , Anthony Dawson – Sinopse - Em Londres, um ex-tenista profissional decide matar sua mulher, para poder herdar seu dinheiro e também como vingança por ela ter tido um affair um ano antes, com um escritor que vivia nos Estados Unidos mas que no momento está na cidade. Ele chantageia um colega de faculdade para estrangulá-la, dando a entender que o crime teria sido cometido por um ladrão. Mas quando algo sai muito errado, ele vê uma maneira de dar um rumo aos acontecimentos em proveito próprio.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: