Cidadeverde.com

Assunção do Piauí vende 180 toneladas e evita atravessadores

Imprimir

Não é à toa que Assunção do Piauí é considerada a “Capital do Feijão” no Estado. O município comemora a venda, pela primeira vez, de 180 toneladas do produto para a Companhia Brasileira de Abastecimento, através do programa Compra Direta.

A transação foi, segundo o presidente da Associação dos Irmãos Marianos Sempre Amigos, Caitano Silva, “viabilizada pelo deputado João de Deus que fez um requerimento à Conab, atendendo um pedido nosso”. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Castelo do Piauí, Edmilson Abreu, também prestigiou o encontro.
 
Caitano Silva afirmou ainda que a venda para Conab foi importante para eliminar o atravessador (principalmente do Ceará), que comprava o produto e levava direto para o Ceará a um valor bem mais baixo. O agricultor, Neném Zaca confirmou o lucro deste ano. Na safra passada o feijão caupi era comprado a R$ 40 e agora o preço da saca de 60kg chegou a R$ 59.
 
“O Compra Direta chegou em boa hora. Os atravessadores estavam sem comprar o feijão para fazer o preço cair ainda mais, mas a Conab conseguiu segurar um valor melhor do que esperávamos. Consegui vender mil sacas e ainda tenho 500 estocada”, comemora. A produção em todo o município chegou a 3.6 mil toneladas e, por isso, a meta agora é tentar a possibilidade de aumentar a venda para a Companhia.
 
O líder do PT na Assembleia Legislativa ressaltou a importância do Compra Direta como regulador de preços como proteção aos agricultores. João de Deus afirmou ainda que percebeu a qualidade de vida dos trabalhadores rurais de Assunção e que isso é fruto de uma política de valorização do homem do campo. O parlamentar garantir que voltará a conversar com a Conab para tentar a compra de mais feijão.
 
“É um município onde 59% da população vive na zona rural. Não se vê casas de palha  e o PIB é um dos maiores da região dos Carnaubais, variando 95,98% de 2002 a 2006. Já existe 90% da população atendida por energia elétrica e de cada 10 famílias, sete possuem moto ou carro. A meta agora é trazer para Assunção o Universidade Aberta, uma forma de garantir aos jovens acesso ao ensino superior em seu local de origem e que eles possam continuar servindo às comunidades”, disse durante reunião com cerca de 40 agricultores e lideranças na capela da comunidade Brejinho.
 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: