Cidadeverde.com

Capital cresce e desenvolve os municípios vizinhos

Imprimir
Os números da capital do Piauí são de uma cidade grande que não para de crescer. Desenvolvimento fomentado por setores de serviços, indústrias, construção civil, entre outros, que estão levam desenvolvimento não só para Teresina, mas para toda a região que a cerca. A Região Integrada de Desenvolvimento - RIDE - integra 14 municípios e cerca de 1 milhão de pessoas. Os investimentos específicos tornam essa área uma prova concreta da nossa força empreendedora.
 
 
A RIDE abrange os municípios de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária, Teresina, e União. Ela possui metas definidas e investimentos específicos do Governo Federal nas principais áreas de desenvolvimento, como infra-estrutura, geração de emprego, e capacitação profissional.
 
Em Nazária, a caçula das cidades, a piscicultura deve produzir 10 milhões de alevinos neste ano. A produção de telhas e tijolos já era tradicional antes do povoado se emancipar de Teresina. Agora, quem promete reforçar o desenvolvimento na região é a Suzano, indústria de papel e celulose que começará a funcionar em 2014 e tem como meta produzir 1,3 milhão de toneladas de celulose todo ano para exportação. No mercado há 85 anos, o grupo é considerado um dos conglomerados privados mais rentáveis do país, e irá investir 1,5 bilhão de dólares em 10 anos.
União possui outro exemplo do que a organização dos investimentos pode fazer. Em uma fábrica foram produzidos 44 milhões de litros de álcool em 2008, crescimento superior a 100%. O empreendimento gera três mil empregos diretos e produziu 1 milhão de toneladas de cana só neste ano. Modernizada, a empresa produz açúcar e a própria energia que consome desde 2007. A usina tem capacidade para moer 6,7 mil toneladas de cana por dia. Isso equivale a um caminhão carregado a cada dois minutos.
 
Na mesma cidade em que muitos trabalham, outros geram desenvolvimento com o descanso, conforto e tranquilidade. O turismo rural é o foco do Vale do Tucunaré, que conta com piscinas naturais, chalés, culinária local, e ainda a emoção de esportes de aventura, com caminhadas em trilhas e até tirolesa.
 
 
Vida longe da correria da capital, que gira suas rodas para produzir quase metade do Produto Interno Bruto do Estado. A região metropolitana produz 46,91% do PIB, 47% do setor de serviços e outros 62% do comércio. População que chega ao trabalho em uma frota de 240 mil veículos, 432 ônibus coletivos, quase 1.600 táxis, 77 mil motos, 2.100 mototaxistas. Só o setor de transportes gera 10 mil empregos diretos em Teresina. Sem contar as ruas e avenidas já conhecidas pela venda de veículos, peças, e serviços.
 
 
Muitos dos que vão ao trabalho são servidores públicos, cerca de 60 mil. São injetados no Estado R$ 120 milhões todos os meses, recurso que movimenta a economia nos mais diversos setores, como o de saúde. São vários hospitais, clínicas, faculdades relacionadas à área da saúde consultórios, pensões, atividades indiretas que sobrevivem com o crescimento desse setor.
 
Além disso, 60% da produção industrial do Estado está em Teresina, onde a fábrica da Socimol produz um colchão a cada 7 minutos. São 800 de espuma e 700 de mola por dia, empregando 650 funcionários e levando o produto para todo o país. Já a Houston fabrica bicicletas com 800 trabalhadores, que montam e produzem as próprias peças. É a maior do setor na América Latina, gerando 2.500 empregos indiretos. As duas são empresas do Grupo Claudino, que ainda gera trabalho em outros diversos setores.
 
 
A capital um tanto pacata se verticaliza. A construção civil movimenta a economia desde a produção de cimento, pré-moldados, postes de iluminação pública, entre outros. São 19 anos produzindo 1.500 postes por mês, material levado para o interior do Estado. Em outra fábrica, saem 150 toneladas de ferro por mês, fruto do suor de 250 trabalhadores empregados diretamente. Já em uma empresa de tintas são feitos 18 tipos diferentes de produtos em quase duas mil cores. A fábrica atinge 80% do mercado piauiense e é uma das maiores do país. Isso tudo sem contar a construção de casas e prédios em plena expansão.
 
 
 
Gente que quer morar e aproveitar o que a tecnologia lhe oferece. Movimentação nas lojas de eletrodomésticos e informática, que conta com várias lojas especializadas e mão-de-obra capacitada para atender a demanda. Outro setor que cresce em vendas é o de telefonia. Viver sem um celular tornou-se indispensável para quem precisa agilizar seus negócios. Ou para marcar um encontro com as amigas à noite, depois do expediente.
 
Público que torna a indústria da moda de Teresina uma das mais importantes da região nordeste. São 13 mil trabalhadores e quase duas mil indústrias. Por mês, são 479 mil peças, 9,4 milhões a cada ano. o volume de recursos que gira em torno da industria da moda chega 185 milhões de reais por ano. Emprego para as costureiras de variadas idades, que se dedicam ao trabalho com afinco para atender as exigências do mercado, com produtos criativos e de qualidade.
 


Reportagem de Solange Sousa
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: