Cidadeverde.com

Produção de cana-de-açúcar registra aumento em safra de 2009

Imprimir
 
A Comvap, empresa ligada ao Grupo Olho D´água, superou a produção de cana-de-açúcar em 2008 de 900 mil toneladas na micro-região do município de União, a 59 km ao norte de Teresina. Para este ano a safra esperada é de mais de um milhão de toneladas. O período de colheita, iniciado em 11 de junho, deverá ser encerrado nos dias 03 e 04 de dezembro.
 
Segundo o diretor de operações da empresa, Luis Fernando Melo, a ausência das chuvas na região não ocasionou nenhum prejuízo para a safra de 2009. “Trabalhamos com tudo dentro do esperado, já que a colheita sempre é feita em períodos com ausência de chuvas. Nesse sentido, nada comprometeu a meta de recorde de produção para 2009”, ressalta Melo.

Para 2010 o objetivo é manter o valor de produção alcançado neste ano. Devido a crise econômica o setor mantém-se cauteloso e não faz previsões de números para o próximo ano. Também é preciso aguardar a situação climática, pois o período de chuvas influi na temporada de plantio.
 

A empresa também comercializa álcool e energia alternativa obtida da cana-de-açúcar. O combustível compõe 25% da gasolina sendo produzido em quantidade equivalente ao consumo de todo o Estado do Piauí. A partir do bagaço de cana é criada energia suficiente para abastecer todo o parque industrial e os motores de irrigação da Comvap. O excedente é comercializado através do Sistema Nacional de Energia. Este processo é chamado de cogeração.

Em 2007, a revista Exame elegeu as 100 pequenas e médias empresas que mais cresceram  entre os anos de 2004 e 2006. A empresa piauiense ocupou a 27ª posição na classificação nacional.
 
A lavoura de cana ocupa cerca de 7 milhões de hectares ou aproximadamente 2% de toda a terra arável do Brasil. A região Sudeste responde sozinha por quase 70% da produção, seguida pelo Nordeste (12,4%), Centro-Oeste (10,3%) e Sul (9,2%). A mecanização da lavoura é uma das principais metas do setor.
 
Mário Melo
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: