Cidadeverde.com

PMT deve comprar produção de agricultores familiares

Imprimir
A prefeitura de Teresina irá realizar um levantamento de toda a produção dos agricultores familiares da cidade a fim de comprar esses alimentos e utilizá-los na merenda escolar dos colégios públicos. O anúncio foi feito pelo prefeito Silvio Mendes durante a entrega de 40 concessões de direito de uso de terra a famílias do Povoado Alegria, na manhã desta segunda (9).
 
Fotos: Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com

Os trabalhadores rurais participam do projeto Casulo Alegria, parceria entre prefeitura e Incra. Além da posse da terra, foram garantidos R$ 8 mil com recursos do Incra para a reforma da moradia destas pessoas atendidas.

O representante do Incra, Paulo Fortes, afirmou que o processo para a concessão deste título foi demorado, mas que agora deve-se pensar no futuro. “Queremos que a prefeitura compre os 30% que são instituídos na lei federal para a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares destinados à merenda escolar”, falou em seu discurso.

Em sua resposta, Silvio Mendes se comprometeu a enviar um representante da Secretaria de Educação aos povoados para verificar esta possibilidade e se comprometeu a pagar aos lavradores o mesmo preço que é pago aos fornecedores normais. “O que é preciso destacar é que estas pessoas precisam agregar valor a seus produtos. Elas produzem cheiro-verde que tem um valor muito baixo, poderiam produzir flores, por exemplo”, diz.

Labuta
Uma das contempladas com a concessão foi a senhora Joana Farias dos Santos, 84 anos. Ela mora no povoado Alegria há tanto tempo que nem lembra exatamente a data. “Sempre plantei feijão, mandioca, milho... agora estou satisfeita demais com isso (título de posse) e quero passar depois pro meu neto, quando eu morrer”, declara a senhora que ainda pega na enxada.
 
Dona Júlia ao lado do prefeito Silvio Mendes
A jovem Carina Borges, 30 anos, que planta cebolinha e feijão afirmou que espera a verba do Incra para poder ampliar a casa onde vive com seus cinco filhos e o marido.
 


 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: