Cidadeverde.com

2º Festival da Uva será lançado nesta terça no Palácio de Karnak

O II Festival da Uva de São João do Piauí será lançado nesta terça 9 horas, no Palácio de Karnak, com as presenças do governador Wellington Dias; da secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias; do secretário do Desenvolvimento Rural, Rubem Martins; bem como de outras autoridades e produtores de uva.

O II Festival da Uva ocorrerá no período de 3 a 6 de dezembro deste ano. A exemplo da primeira versão do evento, tem como objetivo promover o desenvolvimento da fruticultura irrigada e transformar São João do Piauí em destino turístico estadual e nacional. Outro objetivo é incentivar o desenvolvimento do artesanato e da cultura local.

Entre as atividades do evento estão programadas oficinas, palestras, visitas técnicas e dia de campo no Assentamento Marrecas, onde 75 famílias produzem em quatro hectares irrigados as uvas que tematizam o Festival. O secretário do Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, anunciou que está assegurada a distribuição, durante o evento, de uvas cultivadas por esses fruticultores do Assentamento Marrecas.

Haverá também shows em dois palcos instalados na praça: Palco Netinho da Flauta e Palco Maria Violão, em homenagem a dois grandes artistas da cidade. Acontecerão, ainda circuito de Jet-Ski e atividades esportivas no Balneário da Barragem do Jenipapo.

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PI) participará do II Festival da Uva ministrando oficinas, capacitações e diversas atividades voltadas ao incentivo da agricultura familiar. Além disso, a participação no Encontro Interinstitucional com comunidades quilombolas, que acontecerá dentro do evento, será um destaque à parte.

A contribuição do Emater-PI não ficará apenas na produção agrícola, o Festival também terá a participação do Grupo de Mulheres com a produção de roupas e tecidos, sem esquecer, claro, da produção na área agrícola. O Grupo recebeu capacitação dada pelo Emater-PI na área de malharia, assim como está trabalhando para a construção de um ateliê, o qual será inaugurado durante o Festival da Uva.

No que diz respeito à fruticultura, serão ministradas oficinas com o intuito de capacitar os agricultores para o beneficiamento dos produtos da agricultura familiar para, então, gerar renda e não desperdiçar o potencial agrícola da região. Além da uva, serão trabalhadas frutas como goiaba, mamão, banana, umbu e outras que são típicas da região. Em especial, o umbu, que no ano passado teve forte participação no Festival.
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: