Cidadeverde.com

Banda Oscaipora toca hoje no Projeto Boca da Noite

Imprimir

Herdeiros de uma tradição de cantorias enriquecida por sonoridades variadas como: maracatu, funk, samba, black music, soul, ciranda, hard-core e tchno, a banda piauiense Oscaipora apresenta o show Tucunzeiro, hoje, a partir das 19h, no Projeto Boca da Noite, no Espaço Cultural Osório Jr. - Clube dos Diários.

 
Formada por Roberto Mandi (vocal), Gastar Teteu (guirarra), Keko Pantera (bass); Girão Mambira (percussão) e Sandro Saldania (drums), o grupo apresenta, no Boca desta quarta, um repertório puramente autoral onde a música está associada a uma filosofia social e a uma estética musical batizada pela banda de “Grove de Parede”, expressão que vem a definir uma potente releitura da cultura de cantoria dos repentistas e violeiros e que agora realimenta a tradição musical nordestina com variantes inusitadas. 
 
Em perfeita harmonia com a concepção musical da banda está o show Tucunzeiro que traz um repertório marcadamente nordestino sem deixar de ir além fronteiras regionais. Faz parte do show músicas como: Aroeira, Melô da Vaca, Coité, Reggae de Deus, Love, Maulemento, Piquizeiras, Ira de Poseidon, Boiadeiro, Amor de Maluki, Música da Moda, e Deusa do Ébano, entre muitas outras.
 
 

Música, arte e filosofia social
 
Como parte de sua tendência multicultural aplicada à realidade local, a banda Oscaipora transformou-se, em novembro de 2005, numa instituição não-governamental com o propósito de inclusão digital para adolescentes, senhoras e senhores da terceira idade, jovens e crianças órfãs e outras em situação de risco da periferia de Teresina.
 

Mas fiéis às suas raízes musicais e artísticas, a banda também promove um trabalho de descoberta de talentos, onde àqueles que fazem parte do projeto de inclusão digital são estimulados a desenvolver aptidões relacionadas às artes, tais como: música, dança, artes-plásticas e teatro. Isso feito de modo a associar as várias linguagens que compõem a cultura universal, com estudos da cultura popular nordestina. O projeto ficou, então, denominado “Instituto de Estudos da Cultura Nordestina (IECN)”, que tem no Projeto Tucunzeiro o piloto onde são desenvolvidas as oficinas de arte-educação e o Projeto Groove de Parede que visa à manutenção da cultura do Nordeste em todas as suas facetas.

 
Motivos não faltam para o público teresinense prestigiar, a partir das 19h, no Espaço Osório Jr. – Clube dos Diários, o show de uma das bandas mais ativas do cenário musical piauienses. Oscaipora é uma ótima pedida para agitar a noite desta quarta-feira.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: