Cidadeverde.com

Festival da Cajuína começa na Pedro II com palestras e shows

Imprimir

O 1° Festival da Cajuína do Piauí será aberto, oficialmente, às 19 horas, desta quarta-feira (25), na Praça Pedro II, mas as palestras vão começar às 15 horas. O objetivo do governo é fazer com que a cajuína seja reconhecida no Brasil e no mundo como um produto genuinamente piauiense. Esta manhã, operários e expositores davam os últimos retoques nos estandes.

Em 2008, somente os associados da Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi) produziram quase 3 milhões de garrafas do produto e a estimativa para este ano é de que a produção chegue a 6 milhões de garrafas. Durante o período do festival, também serão promovidos shows com artistas piauienses.

A primeira palestra do Festival, às 15 horas, será Cajuína: canais de comercialização, a cargo de Eduardo Ventura, consultor do Sebrae do Piauí. Logo em seguida, Antônio Batista Pereira, do Banco do Nordeste, vai falar de Linhas de crédito. A última palestra da tarde será Cajuína, identidade do Piauí. Sustentabilidade e ecoturismo e apresentação do documentário Cajuína: Original do Piauí, a cargo do jornalista Alcide Filho. Para a noite, a partir das 20 horas, estão programados shows de Vagner Ribeiro e Valor de PI e João Cláudio Moreno.
 

Na quinta-feira, durante todo o dia serão realizadas oficinas sobre o preparo da cajuína, a cargo de Elaynna Micheli Rocha Moura, do Sebrae do Piauí. As oficinas acontecerão na sala do Prodart, no Centro Artesanal Mestre Dezinho. Já de 10h às 12 horas, serão apresentados depoimentos com experiências dos produtores Belisário Gomes Pena (Fazenda da Paz), Evandro Paixão (Cajuína Paraíso) e Antônia Zuila de Sousa (Cajuína Mirolândia).

As palestras serão retomadas às 15 horas. Edson Basílio, da Universidade Federal do Piauí, vai falar sobre Os valores nutricionais da cajuína. A segunda palestra terá como tema Indicação geográfica faz a cajuína e o Piauí crescerem juntos, a cargo de Roberto Castelo Branco de Sousa, consultor do Sebrae do Piauí. A terceira e última palestra do dia, às 17 horas, terá como tema Ações de apoio à agroindústria da cajuína, com Geórgia Alcântara Costa de Pádua, gestora do projeto Agroindústria do Caju, Milton Paula Costa, articulador da Rede Temática da Agroindústria Familiar do Emater, e Rubem Nunes Martins, secretário do Desenvolvimento Rural. Na segunda noite, a parte artística do Festival terá apresentação do Balé Popular do Piauí e shows do Conjunto Roque Moreira e de Lázaro do Piauí.

No dia 27, sexta-feira, serão realizadas, na sala do Prodart, oficinas Preparo da carne básica e pratos culinários à base do pendúculo e Produção de geleia de caju, com técnicos do Emater. Também estão programadas palestras sobre Legislação sobre registro de estabelecimentos de produtos de bebida e O aproveitamento integral do caju. Show com Oscaipora e Gonzaga Lú.
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: