Cidadeverde.com

Piauiense amputado vira exemplo ao competir entre os sem deficiência

Imprimir


Joel e o técnico Childerico: meta é partir para competições interestaduais

Três medalhas, duas de prata e uma de ouro. Esse foi o saldo de Joel Ferreira da Silva, 32 anos, no Campeonato Piauiense Master de Natação - Troféu Professor João Nunes, realizado no último sábado (28), no clube da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A participação no campeonato marcou a estréia de Joel. Amputado da perna esquerda, o jovem faz reabilitação desportiva no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e há meses treinava para uma competição oficial.

"Eu estava muito ansioso. Preparei-me bem e tinha a confiança necessária para competir, mas o frio na barriga foi inevitável antes de entrar na piscina", descreve Joel, que, ao relatar o feito, sorri, revelando a alegria e o orgulho de ter obtido um resultado tão satisfatório já no primeiro campeonato.

As medalhas foram conseguidas nas provas de 50 metros livre (prata), 50 metros borboleta (ouro) e revezamento 4x25 (prata). O Campeonato é dividido em categorias, de acordo com a faixa etária dos atletas. Joel competiu na “B”, referente aos nadadores de 30 a 34 anos, com atletas sem deficiência física. Joel provou para si e os demais que a perna amputada não limita talento ou força de vontade.



Competir não era a intenção de Joel quando deu entrada no Ceir, em 16 de janeiro de 2009, em virtude de um acidente de trabalho que resultou na amputação de sua perna esquerda. O atleta brinca ao afirmar que à época não sabia nadar, mas "tomar banho de piscina". O potencial do rapaz para a natação foi descoberto pelo responsável por sua reabilitação desportiva no Ceir, o educador físico Childerico Robson.



"Para uma pessoa que mal sabia nadar, Joel aprendeu rapidamente os quatro tipos de nado (livre, borboleta, costas e peito) e conseguiu uma boa desenvoltura nos primeiros meses de sua reabilitação desportiva. Percebido isso, iniciamos um treinamento a fim de prepará-lo para competições", conta Childerico. Mesmo ciente do potencial do atleta, o educador físico se surpreendeu com o desempenho no Campeonato Piauiense Master de Natação. "O resultado foi acima do esperado, pois Joel nunca tinha nadado em uma piscina de 25 m, apenas em uma de 11 m", comenta.

Joel inicia, no próximo ano, um treinamento para participar de competições regionais. O atleta não será o único. O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), a partir do setor de Reabilitação Esportiva, estuda a possibilidade de começar um programa de incentivo ao desporto para-atlético em 2010. Tentar-se-á reunir e treinar o maior número possível de atletas com vontade e condições de participar de campeonatos. "Podemos, inclusive, prepará-los para participar das Para-olimpíadas de 2016", espera Childerico.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais