Cidadeverde.com

Arrastão marca início da campanha 2010 contra a dengue

Imprimir

Um grande arrastão de limpeza será o pontapé inicial da campanha de combate à dengue 2010, que será lançada pela Prefeitura de Teresina no próximo sábado, na Escola Municipal Governador Chagas Rodrigues,na Santa Maria da Codipi, zona Norte da cidade.

Antes do ato, crianças, profissionais de saúde e estudantes sairão da escola em mutirão por várias ruas do bairro entregando nas residências material apropriado para o acondicionamento do lixo a ser coletado pelos caminhões da limpeza. Toda a comunidade da Santa Maria da Codipi será mobilizada para o mutirão, que também percorrerá os terrenos baldios da região à caça de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A estimativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS), responsável pela campanha, é de que 250 crianças - alunos da escola -, 35 agentes de endemias e três equipes da Estratégia Saúde da Família participem do mutirão, que também contará com a adesão de estudantes de faculdades da capital, de profissionais de saúde do Hospital Mariano Castelo Branco e de toda a comunidade da região.

“Esse mutirão é só o começo, pois a intenção da Fundação Municipal de Saúde, em parceria com as superintendências de Desenvolvimento Urbano(SDUs), é dar continuidade aos arrastões de limpeza por toda a Teresina para manter a cidade sempre limpa e livre dos criadouros”, revela a coordenadora do Núcleo de Educação, Saúde e Comunicação da FMS, Jamila Emérito.

“Já sabemos como o Aedes aegypti se prolifera, a sua trajetória - da larva à fase reprodutiva - e como se alimenta; agora vamos focar o nosso trabalho no meio ambiente, tornando-o sempre limpo, livre de objetos que acumulem água e desfavorável à sua reprodução”, completa a coordenadora.

Depois da solenidade de abertura, que terá a presença de autoridades e gestores da saúde, a Escola Municipal Governador Chagas Rodrigues se transformará em cenário de várias atividades alusivas à campanha, como apresentação de teatro de bonecos, de grupo de jazz, exibição de capoeiristas, entre outras. Estandes educativos serão montados para destacar a relação meio ambiente e dengue, com o apoio de profissionais dos órgãos municipais que trabalham com o meio ambiente e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).

“Com relação a 2008, em 2009 tivemos uma redução de 50% dos casos de dengue em Teresina, mas esse trabalho de combate será cada vez mais intensificado. Santa Maria da Codipi é uma das regiões onde há grande prevalência de focos em virtude de problemas em relação a abastecimento d’água, o que leva as pessoas a utilizarem reservatórios para guardar o produto, muitas vezes sem os cuidados necessários para evitar a reprodução do mosquito”, alerta a gerente de Epidemiologia da FMS, Amparo Salmito.

Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais