Cidadeverde.com

Fifa divulga lista dos indicados ao prêmio de melhor do mundo

Imprimir
O português Cristiano Ronaldo terá uma chance de defender o seu título de melhor jogador do mundo segundo a Fifa, mas o favorito é o argentino Lionel Messi, vencedor da Bola de Ouro da revista France Football. Completam a lista final dos cinco indicados o brasileiro Kaká e os espanhois Iniesta e Xavi.



A relação foi divulgada nesta segunda-feira, e ainda conta com duas jogadoras brasileiras indicadas ao prêmio no feminino. Marta e Cristiane vão disputar com a inglesa Kelly Smith e as alemãs Brigit Prinz e Inka Grings. Marta é a atual vencedora do troféu de melhor do mundo.

Em relação ao ano passado, a única mudança na lista final entre os homens foi a entrada do espanhol Andrés Iniesta. Em 2008, foi o seu compatriota Fernando Torres quem apareceu junto com os outros quatro jogadores que voltaram a ser indicados.

Todos os cinco atuam em clubes da Espanha - Cristiano Ronaldo e Kaká no Real Madrid, e os outros três no Barcelona. Os dois clubes são os que mais fizeram vencedores na história do prêmio de melhor jogador do mundo.

Messi entra como favorito pela participação decisiva na conquista do Barcelona na última Liga dos Campeões. Iniesta e Xavi também foram destaques do time catalão - o último, inclusive, chega à lista final pelo segundo ano seguido. Kaká e Cristiano Ronaldo venceram os dois últimos prêmios - o brasileiro em 2007 e o português no ano passado.

Caso confirme o favoritismo, Messi será o primeiro argentino a ser coroado como o melhor do mundo pela Fifa desde 1991, quando o prêmio foi criado. O Brasil é o país com o maior número de títulos, oito: três de Ronaldo (1996, 1997 e 2002), dois de Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005), um de Romário (1994), um de Rivaldo (1999) e um de Kaká.

O vencedor de 2009 será escolhido por uma votação feita entre técnicos e capitães das seleções nacionais, que não poderão votar em jogadores de sua nacionalidade. O melhor jogador do mundo será anunciado em cerimônia da Fifa no próximo dia 21 de dezembro.


Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: esporte