Cidadeverde.com

Espaço da Cidadania volta a funcionar em Teresina

Está confirmada para o dia 17 de dezembro, com a presença do governador Wellington Dias, a reabertura do Espaço da Cidadania, na Avenida João XXIII. O local voltará a oferecer, normalmente, os seus serviços, após concluída a reforma na estrutura física do prédio e aquisição de novos equipamentos. A informação é da secretária da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Gilvana Gayoso. Na mesma oportunidade, a Sasc também estará lançando os serviços intinerantes de qualificação profissional do Caminhão Social da Construção Civil, que oferecerá cursos de formação básica de pedreiro predial.


No Espaço da Cidadania, além das atividades desenvolvidas anteriormente, novos serviços serão oferecidos, entre eles, o de expedição de CPF (em convênio com a Receita Federal), Caixa Econômica Federal, através de casa lotérica, Banco do Brasil, biblioteca virtual, com acesso à internet e salão de beleza popular. O usuário ainda poderá avaliar a eficiência do atendimento, quando poderá conceituá-lo como Regular, Bom ou Ótimo, através de aferição digital imediata.




O Espaço da Cidadania é subordinado à Sasc. Sua reforma faz parte do plano de modernização da administração pública, implementado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Administração (Sead). A gestão do Espaço, a partir de agora, será compartilhada entre a Sead, que fará a supervisão e orientação dos recursos, e a Sasc, que coordenará a prestação dos serviços.


A reforma foi financiada com recursos provenientes de convênio entre o Governo do Estado, o Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados e do Distrito Federal (Penage) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Antes da reforma eram atendidas, em média, 1.500 pessoas diariamente. De acordo com Gilvana Gayoso, a expectativa agora é de mais de 2.000 atendimentos por dia.


Caminhão Social


O Caminhão Social da Construção Civil vai qualificar para a construção de habitações de interesse social. Serão atendidas pessoas de famílias beneficiárias de programas sociais dos governos estadual ou federal. Os alunos deverão ter idade mínima de 18 anos completos e estar desempregado. A cada temporada de curso, serão atendidas até 100 pessoas, divididas em quatro turmas de 25 alunos. A capacitação será realizada durante dois meses, com quatro horas de aula por dia, num total de 112 horas de aulas teóricas e práticas. A primeira comunidade a ser atendida será o Bairro São Pedro, em Teresina. As inscrições acontecem no período de 14 a 18 de dezembro e as aulas iniciam em 5 de janeiro.





Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais