Cidadeverde.com

Cielo faz segundo melhor tempo da história

Campeão olímpico e mundial dos 50 metros livre, o nadador brasileiro César Cielo obteve nesta quinta-feira, na piscina do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, mais um feito. Nadou a distância em 21s02, melhor marca da sua vida e a segunda melhor da história, e ficou a 0s08 do recorde mundial da prova.

Gazeta Press
César Cielo se prepara para a prova desta quinta-feira, no Pinheiros, em São Paulo

A melhor marca do mundo, obtida no Mundial de Roma, em agosto deste ano, pertence ao francês Frederic Bousquet, que nadou os 50 metros em 20s94.

"Foi bacana ter conseguido no Brasil o melhor tempo da minha vida, mas eu queria ter nadado na casa dos 20 segundos", comentou o nadador. "Mas fico feliz porque essa marca me daria o título mundial outra vez", completou Cielo.

Como "consolação", o velocista viu seu tempo desta quinta-feira se tornar o novo recorde brasileiro e sul-americano dos 50 m livre. A marca anterior, que pertencia ao próprio Cielo, era de 21s08, obtida em Florianópolis, no ano passado.

Um fato curioso antecedeu o feito do campeão olímpico: um pouco antes de sua série, Nicholas Santos chegou a cravar o recorde dos 50 m livre. Mas sua alegria durou menos de três minutos, até Cielo barbarizar quando caiu na água.

O sucesso desta quinta valeu a segunda medalha de ouro de Cielo no Brasileiro Sênior. Na quarta-feira, o velocista venceu os 100 m livre, com 47s13, terceira melhor marca de sua carreira e a quinta melhor de todos os tempos.

Confusão antes da largada

Um fator que pode ter prejudicado as chances de uma possível quebra de recorde mundial no Pinheiros foi o astraso de quase 10 minutos para a largada da bateria final da prova.

A arbitragem determinou que o nadador Marco Antonio Sapucaia, que correria a sexta série, mudasse de maiô, o que resultou no atraso e na irritação dos atletas, entre eles César Cielo, e dos torcedores.

"Atrapalhou um pouco, mas não adianta nem falar muito disso, porque os maiôs estão indo embora", disse o brasileiro, que faz no Brasil sua última competição com o maiô X-Glide, da Arena. A partir de 2010, o uso de maiôs tecnológicos ficará proibido pela Fina (Federação Internacional de Natação).

Cielo volta à piscina nesta sexta-feira (as provas começam às 9h30), para a disputa dos 50 m livre no Torneio Open, que reúne os oito melhores tempos dos Brasileiros Sênior e Júnior - os três campeonatos estão sendo disputados simultaneamente no Pinheiros.


Fonte: IG

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais