Cidadeverde.com

Lula diz que "Brasil se sacrificará se for necessário" pelo clima

Imprimir

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (18) que o Brasil está disposto a contribuir com mais recursos para ajudar na luta contra as mudanças climáticas. "Se tivermos que fazer um sacrifício a mais, o Brasil está disposto também a colocar mais dinheiro para ajudar os países que necessitam de ajuda", afirmou o presidente em discurso na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague, na Dinamarca.


O presidente também disse que está frustrado com a atual situação do clima. "Há muito tempo discutimos a questão clima e, cada vez mais, constatamos que o problema é mais grave do que nós possamos imaginar",


Segundo Lula, "o Brasil teve uma posição muito ousada, pensando em contribuir para a discussão na conferência climática". O presidente brasileiro lembrou também que foi positiva a reunião entre 32 nações convocada na quinta-feira e que avançou até a madrugada desta sexta para o avanço em busca da definição de algumas metas.


"Não é uma tarefa fácil, mas foi necessário tomar essas medidas para mostrar ao mundo de que com meias palavras e com barganhas a gente não encontraria uma solução nesta conferência de Copenhague", afirmou Lula em seu discurso.


"O dinheiro colocado na mesa agora é o pagamento pelas emissões de CO2 feitas durante dois séculos por quem teve o privilégio de se industrializar primeiro", lembrou o presidente. "Quem tem mais recursos ou mais possibilidades precisa garantir a contribuição para proteger os mais necessitados", ressaltou.


Reunião avançou madrugada
Os 32 países que se reuniram em uma sala do Bella Center, onde acontece a Cúpula, até a madrugada desta sexta-feira teriam chegado a um acordo sobre reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 80% até 2050, para as economias desenvolvidas. A média de reduções no período, incluindo os países em desenvolvimento, deve ser de 50%.


Também um acordo sobre o limite máximo do aumento da temperatura da Terra teria sido atingido. Os líderes concordaram de que todos os esforços devem ser feitos para que não se ultrapasse os 2ºC até o final deste século.


Sobre o financiamento das ações de médio prazo, haveria um acerto de até US$ 50 bilhões a partir de 2015, por ano, e de US$ 100 bilhões a partir de 2020. De cordo com Minc, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, teria participado do encontro promovido de última hora pelos presidentes Lula e Nicolas Sarkozy.


COP-15
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.



Fonte: Terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais