Cidadeverde.com

Casa de Zabelê promove bazar beneficente neste sábado

Imprimir
Que tal juntar a vontade de ajudar o próximo com a de vestir-se bem para as festas de fim de ano? Quem lança a pergunta em tom de proposta é a Casa de Zabelê, que promoveu durante toda a manhã e tarde de hoje e manhã de amanhã um bazar beneficente na Casa da Cultura. 230 peças de roupas produzidas com o esforço dos funcionários e talento dos atendidos pela casa em oficinas de serigrafia e moda estão à venda, sob preços promocionais e concepções especiais.



Com o temas “Raízes”, as peças oferecidas no bazar oferecem mais que boa moda – elas passam mensagens. “Os modelos foram criados por pesquisa em quatro referências que apontam as peculiaridades étnicas do nosso país. “Trabalhamos com o temas ‘Indígena’, ‘Européia’, ‘Africana’ e ‘Brasilidade”, cada tema, aponta signos culturais característicos”, nos diz  Tony Rocha, instrutor de serigrafia e educador da Casa de Zabelê.


O tema “Indígena” traz imagens que apontam para mitos, lendas e ritos dos primeiros brasileiros. “Européia” leva em seus tecidos, referências a brasões de grandes famílias e detalhes que remetem ao período colonial. Com mensagens de força e orgulho, “Africana” reflete um retrato estético da escravidão e da luta pela liberdade. Já “Brasilidade”, propõe uma mescla de valores e cultura de todas as origens e credos que formam o país.


Toda a renda captada com o bazar, que coloca todas as peças em prateleira com mais de 200% de desconto, será revertida em melhorias a Casa de Zabelê, um centro de apoio a meninas que estão em situação de risco na cidade de Teresina. Mantido pela Prefeitura Municipal, a instituição atualmente, atende, educa e qualifica profissionalmente mais de 100 garotas.

 
As peças que são produzidas pelos funcionários da Casa tem algumas de suas artes concebidas pelas garotas atendidas e por alguns outros jovens – dois dos gêneros -, que participam dos cursos profissionalizantes de serigrafia e moda. Oferecido gratuitamente pela instituição, cada um dos dois cursos tem duração de dois anos e ocorre diariamente com a participação de 44 jovens, divididos entre as duas vertentes da produção, e em turno da manhã e da tarde.
 

“A qualidade de todas as peças é muito boa. Com elas, conseguimos manter dois pontos de vendas – um na Avenida Pedro Freitas, na sede da Casa de Zabelê que fica próxima ao Centro Administrativo, e a outra em um espaço interno do Teresina Shopping”, aponta em tom de convite Tony Rocha, sobre uma iniciativa que já os levou para alguns dos eventos mais importantes da área, como a abertura da IV Semana de Moda de Teresina, em 2008.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais