Cidadeverde.com

Sílvio Mendes critica projeto do PT e dá "carta branca" a Elmano

Imprimir



O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), foi o primeiro entrevistado do quadro 10 Temas, que estreou nesta quarta-feira (23) no Jornal do Piauí. Ele respondeu as perguntas do jornalista Amadeu Campos sobre gestão pública e política. Entre os principais assuntos abordados, o tucano questionou o projeto político do Governo do Estado, e disse que, caso renuncie para se candidatar em 2010, seu vice, Elmano Ferrer, estará livre para montar sua equipe.



1) Ação contra enchentes em Teresina
Sílvio Mendes lembrou que a enchente em Teresina no primeiro semestre se deu pelo rio Poty, que conta com 19 barragens no Ceará e todas sangraram pela primeira vez. "Isso fez com que o nível do rio subisse a um ponto que em 100 anos não acontecia". O prefeito citou que uma barragem será construída para permitir o controle das águas, como já ocorre com o rio Parnaíba. Além disso, obras locais foram feitas, como o Piscinão do Mocambinho, que vai coletar a água da região. O equipamento para o bombeamento das águas já foi adquirido.

2) As pontes: novidades para 2010
A principal novidade foi a notícia de que a ponte Wall Ferraz pode ser duplicada. Em conversa com o engenheiro que fez o projeto original, ele declarou que será possível construir mais duas, e não só uma faixa no local. Além disso, será feita a ligação sobre o rio Poty entre as avenidas principal do Dirceu e Gil Martins. A ponte do Sesquicentenário será entregue em fevereiro. Antes disso, não será possível duplicar a ponte da avenida Frei Serafim, licitada em R$ 4,7 milhões e sob responsabilidade de uma empresa pernambucana. Já a da Primavera está em fase final de licitação para uma nova faixa.

3) Pressão política do Maranhão atrapalha saúde em Teresina
Sílvio Mendes concordou que a política impede uma soluçaõ técnica para o problema dos pacientes do Maranhão. Ele lembrou que Teresina tem mais médicos que o exigido pela Organização Mundial de Saúde, mas recebe uma multidão de pessoas do interior do Estado e do Maranhão, para tratamentos que a Prefeitura acredita poderem ser realizados no local de origem. "Eu acho que a culpa são das chamadas autoridades que não estão exercendo esse poder para organizar isso. Desde o ministro, todo mundo sabe disso"

4) Educação é prioridade em 2010
"Essa é a maior obra da Prefeitura. Temos buscado a universalização do pré-escolar, porque qualifica o Ensino Fundamental, e agregar outras atividades, como artes, esporte, música, e xadrez", disse Sílvio Mendes. Ele lembrou que Teresina é a capital nordestina com melhor ensino em rede pública, e a quinta colodada nacional. O prefeito declarou que é possível chegar ao primeiro lugar no país.



5) Quem é melhor: Serra ou Dilma
Sílvio Mendes disse conhecer pouco a ministra petista, mas sabe de sua história de vida e a reconhece como mulher experiente. Porém, é claro, enalteceu o governador tucano. "Ele não é uma pessoa simpática, mas não se trata de simpatia. Se trata de um gerente que precisa organizar o país, cuidar bem do que pertence ao povo brasileiro, sem fazer demagogia, sem fazer política pequena".

6) Aliança com o povo supera máquina e estrutura
Sílvio Mendes disse que sua candidatura ainda depende da avaliação popular nos próximos meses, e afirmou que é preciso melhorar os índices de aprovação para que a oposição possa concorrer com a máquina do Estado. "A máquina do Governo é muito forte, é preciso melhorar isso (pesquisas)". O prefeito declarou ainda que a aliança com a população supera a desigualdade na cmapanha. "Acho que nem toda pessoa do Piauí está disposta a vender seu voto".

7) A continuidade do projeto do governador Wellington Dias será decisiva na campanha?
"Que projeto, que projeto é esse? Ele disse qual é o projeto?", questionou Sílvio Mendes. Por tópicos, ele contestou o projeto político vigente no Estado. Citou que 500 mil piauienses acima de 15 anos são analfabetos e reclamou da saúde. "Nunca veio tanta gente do interior do Piauí". O prefeito só reconheceu o trabalho na construção de estradas, apesar de frisar que só foi feito com verba federal, assim como a habitação. Sílvio disse que Teresina proporcionalmente faz mais casas com recursos próprios que o Estado.

Para o prefeito, a grande questão é a economia. "Qua transformação o Piauí teve para abrir mais oportunidades de trabalho? Teresina, com renda per capita bem menor, é o 21º município em geração de emprego no país".



8) Piauí precisa de projetos e estratégias
O prefeito de Teresina lembrou o fracasso do projeto de produção de biodiesel no sul do Estado e disse elogiou obras, mas criticou a falta de projetos. Segundo ele, a Transnordestina vai passar pelo estado, mas as riquezas serão levadas para Pernambuco e Ceará. O Porto de Luís Correia foi outro citado. "Vai exportar o quê?", questionou o tucano. "É preciso ter estratégias e pensamentos para viabilizar um estado, e falta vender melhor", falou Sílvio Mendes, que elogiou o secretário estadual de Turismo, Sílvio Leite, mas disse que a avaliação do turismo do Piauí ainda é muito ruim.

9) Se fosse eleito governador, o que mudaria?
Para Sílvio Mendes, é preciso juntar valores para uma gestão eficiente. Ele defendeu maior investimento na educação, em especial na Uespi; maiores condições aos hospitais do interior para o fim da "ambulançoterapia"; e investimento no servidor público, para que se possa cobrar também. "Alguns exemplos na Prefeitura me incomodam, uma minoria que não dá a atenção devida à pessoa mais humilde. É preciso investir em qualificação do servidor".

10) Se Elmano assumir, terá autonomia total
"Cada um tem seu estilo, sua identidade. Se isso chegar a acontecer (Sílvio renunciar para se candidatar), é natural que o Elmano faça seus ajustes. Ele foi eleito também e tem toda a liberdade, e tem que ser respeitado no seu direito e na responsabilidade de cuidar da cidade. Mas jamais farei pedido. Temos uma equipe muito mais experiente do que eu. Nos tornamos amigos. Mas lá não tem predileto. Eu não tenho patota na Prefeitura".

Amadeu Campos (TV Cidade Verde)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais