Cidadeverde.com

FMS distribuirá 200 mil preservativos em Teresina no Carnaval

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai realizar campanha de distribuição de preservativos durante o período carnavalesco deste ano em Teresina. O objetivo é oferecer aos foliões mais segurança contra doenças sexualmente transmissíveis, através da informação e distribuição de material educativo.


Profissionais da FMS estarão presentes em todos os eventos do carnaval, quando deverão ser distribuídas cerca de 200 mil camisinhas masculinas e femininas. A Prefeitura disponibilizará 100 profissionais para sensibilizar os foliões quanto ao uso do preservativo, principalmente nesse período, quando a incidência das DSTs tende a aumentar, devido à concentração e maior mobilização populacional, aliadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas.


Serão instalados estandes com material educativo e equipe de pessoal qualificado para a abordagem personalizada nos bairros onde acontecem as festas e em clubes com localização estratégica nas zonas Norte, Sul, Leste e Centro da cidade. Em cada evento será criado um espaço onde o folião receberá camisinhas e um porta preservativos.


De acordo com o coordenador de DST/Aids da FMS, Kledson Augusto, não vão faltar preservativos, pois existe um estoque de um milhão de unidades. A distribuição teve início no dia 15 deste mês, na festa de escolha dos reis e rainhas do carnaval, no Clube do Servidor Municipal.


Locais de atuação


No dia 6 de fevereiro, as equipes da FMS vão atuar durante todo percurso do Corso do Zé Pereira. No dia 13, a campanha ocorrerá no Clube do Servidor (Matadouro), Praça da Integração (Parque Piauí), Praça da Telemar (Mocambinho), praça do Planalto Uruguai e espaço cultural do Dirceu Arcoverde.


No dia 14/02, as equipes da FMS vão estar presentes nas matinês e bailes do Clube do Servidor Municipal, Eldorado, Clube dos Cem, SESC (Ilhotas), Parque Piauí, Mocambinho, Dirceu e Planalto Uruguai, onde ficarão também nos dias 15 e 16 de fevereiro. Os clubes privados que quiserem a presença das equipes da FMS devem fazer a solicitação à Coordenação de DST/Aids.


As ações realizadas pela FMS dentro da política nacional de combate e prevenção resultaram na estabilização do número de notificações dos casos de Aids em Teresina. Conforme dados da Coordenação de DST/Aids relativos ao âmbito do município, nos últimos dois anos não houve aumento considerável de notificações. Outro dado importante mostra o aumento da sobrevida das pessoas infectadas. Em 2009 foi de 82,91%.
 
 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais