Cidadeverde.com

Aprovados no PSIU tem de cancelar matrículas para entrar pelo Enem

Imprimir

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) alerta aos candidatos aprovados no Programa Seriado de Ingresso à Universidade (PSIU) para que podem deixar de fazer a matrícula institucional que ocorre entre os dias 1º e 5 de fevereiro. Entretanto, se estes estudantes forem aprovados no processo de seleção através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), eles deverão optar por um dos cursos e realizar o cancelamento da matrícula anterior antes de realizar uma nova.


 

Por exemplo, um estudante é aprovado para o curso de Geografia através do Psiu. Se ele quiser utilizar a nota obtida no Enem para tentar ingressar em um outro curso, ele deve garantir sua matrícula para Geografia e participar da seleção para o outro curso, que será realizada no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) (http://sisu.mec.gov.br/) a partir desta sexta (29).


 

A seleção do Sisu será realizada em três etapas e reúne candidatos de todo o país que disputarão as 47.913 vagas disponíveis em 51 instituições. A primeira etapa tem início às 6h (horário de Brasília) desta sexta 29 e irá até às 23h59 do próximo dia 3 de fevereiro.


 

Nela os candidatos entram no site do Sisu e fazem login com o número de inscrição do Enem. A partir daí eles escolhem o curso e a instituição para o qual desejam concorrer. O sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso de acordo com as suas respectivas notas, o número de vagas disponíveis e o número de inscritos. Diariamente este ranking é atualizado. Na UFPI o prazo para matrícula dos aprovados nesta 1ª seleção do Enem vai de 8 a 12 de fevereiro.


 

“Por isso é importante que o candidato acompanhe diariamente o seu desempenho no site do Sisu”, descreve a professora Guiomar de Oliveira Passos, pró-reitora de Ensino e Graduação da UFPI. Ela afirma que os candidatos poderão mudar de curso e instituição quantas vezes quiserem.  O resultado oficial da 1ª etapa do Enem será publicado no dia 5 de fevereiro. As etapas subseqüentes serão realizadas com as vagas que sobrarem.


Flash de Teresa Farias
Redação Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais