Cidadeverde.com

Estiagem deixa 150 municípios do Piauí em situação de emergência

Imprimir
O presidente da Associação Piauiense de Municípios - APPM -, Francisco Macedo Neto, o Macedão, informou nesta sexta-feira (5) que 150 dos 224 municípios do Piauí precisam de ajuda em função da seca. A estiagem em pleno mês de março, quando já são esperadas chuvas no Estado, faz prefeitos decretarem situação de emergência. Onze já anunciaram estado de calamidade.

As informações foram repassadas durante as comemorações do aniversário de Wellington Dias, governador do Estado. Segundo Macedo, todos os municípios que precisam de carro-pipa são do semi-árido, das regiões de Floriano, São Raimundo Nonato, e Picos, que inclui Bocaína, cidade governada pelo presidente da APPM. Ele afirma que há carência de poços tubulares nas áreas afetadas. 

Nesta semana, o secretário estadual de Defesa Civil, Fernando Monteiro, estimou situação pior que a relatada, e recomendou que todos os municípios atingidos decretem situação de emergência para acelerar o envio de ajuda dos governos Estadual e Federal. Ele informou que o quadro não seria revertido tão cedo mesmo se as chuvas tivessem início hoje. 

Yala Sena e Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais