Cidadeverde.com

Debate em Teresina enaltece importância da Batalha do Jenipapo

Imprimir
O professor Fonseca Neto enalteceu nesta sexta-feira (12) o reconhecimento nacional da Batalha do Jenipapo, que completa 187 anos amanhã. Ele informou que o fato histórico já está sendo inserido em livros de Ensino Médio e começa a ser reconhecido por históriadores de todo o país, como importante para a Independência do Brasil.

A palestra é gratuita e promovida pela Coordenadoria de Comunicação do Estado - CCOM -, com apoio do Sebrae, faz parte da programação das comemorações da Independência do Piauí. No auditório do Sebrae, foram distribuidos exemplares do livro "Jenipapo: riacho irrigado com o sangue da esperança", escrito por Fonseca Neto. 

Para o coordenador de comunicação Wellington Soares, o objetivo do evento é discutir a Batalha como fato importante para a luta de independência do país, e tornar a mesma mais conhecida pelas novas gerações. Ele citou que autores como Cláudio Vicentino e Chico Castro já traram da Batalha do Jenipapo em seus livros didáticos, e há um movimento para que o 13 de março se torne feriado nacional. 

Outro autor que irá abordar a Batalha do Jenipapo será Laurentino Gomes, autor de 1808, livro sobre a chegada da Família Real ao Brasil. Seu próximo trabalho será 1822, sobre a independência do Brasil, e terá um capítulo sobre a luta em Campo Maior. Laurentino visitou o monumento e ganhou de Fonseca Neto um acervo sobre o assunto. 

Para Fonseca Neto, o resgate é necessário, pos a Batalha do Jenipapo foi deixada de lado propositadamente pelos estados do Centro e Sul do país, por ter sido uma luta de pobres, e não da elite. 

Yala Sena (flash do Sebrae/PI)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais